.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Alitalia e BH Airport aterrissaram no Diálogos de Negócio


Câmara Italiana promoveu evento com foco no setor de aviação

28/08/18

Uma realização da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, o Diálogos de Negócio é um momento oportuno de networking, que engloba temáticas atuais e relevantes sobre assuntos estratégicos na condução dos negócios, buscando receber personalidades de destaque. Na noite de ontem, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o evento contou com as palestras de Adriano Pinho, diretor-presidente da BH Airport, e Carlos Antunes, diretor da Alitalia no Brasil.

Em breve discurso de abertura, o anfitrião e presidente da Câmara Italiana, Valentino Rizzioli saudou os convidados e ressaltou a importância do evento como um agente promotor de novos negócios. Em seguida, o novo cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, fez uma rápida saudação à plateia, ocasião em que evidenciou a força da cultura empresarial italiana em Minas Gerais e como a Câmara Italiana tem atuado em favor deste objetivo.

Primeiro palestrante da noite e com ampla experiência na área de aeroportos e concessões, Adriano Pinho foi diretor de Infraestrutura da BH Airport, superintendente de Desenvolvimento de Negócios no Grupo CCR e participou dos estudos para aquisições na área de infraestrutura, incluindo os aeroportos internacionais de Quito (Equador), San José (Costa Rica) e Curaçao. Pinho possui MBA em Finanças pelo Ibmec e é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Durante sua apresentação, Adriano destacou os investimentos em infraestrutura para a modernização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e o foco na qualidade da prestação de serviços, quando traçou um paralelo entre o antes e o depois da concessão. Ele mostrou, também, os expressivos resultados obtidos nos últimos anos, que colocaram o aeroporto entre os melhores do Brasil, além de detalhar o modelo inovador do projeto Airport City, que propõe o desenvolvimento da economia local em torno do aeroporto, com uma cidade planejada, com facilidades de transporte, centros de negócio, comércios, serviços e lazer.

Pela Alitalia, o diretor da marca no Brasil, Carlos Antunes iniciou sua palestra com um apanhado institucional da maior companhia aérea italiana e sua importância para a economia da Itália, que figura entre as mais pontuais e conceituadas do mundo. Antunes falou, também, sobre o processo de posicionamento global da Alitalia e da excelência do “Made in Italy” empregada nos serviços da companhia, tendo como principal ideal oferecer aos passageiros uma experiência de voo única e diferenciada. Por fim, Carlos lembrou dos 70 anos ininterruptos que a Alitalia atua no Brasil e da relevância do mercado nacional nos negócios da empresa, o que motiva ao desenvolvimento de novas rotas e destinos.

Com sólida carreira internacional em Marketing e Vendas, Carlos Antunes desempenhou, ao longo de mais de 15 anos, posições de destaque e alta gestão em várias companhias aéreas, como a Etihad Airways, Air Seychelles e TAP Air Portugal. O executivo trabalhou nos Estados Unidos, África, Oriente Médio e Europa. Possui MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduação em Gestão de Marketing e Vendas, e foi responsável pela abertura de várias rotas aéreas e mercados internacionais nos últimos anos.

 

Confira as fotos do evento

 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br