.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Conheça um dos destinos favoritos dos turistas em relação à herança cultural italiana


A Reggia di Venaria Reale, uma das principais residências da Casa di Saboia, reúne beleza e história, em uma estrutura comparada a do francês Palácio de Versalhes.

A Reggia di Venaria Reale é um famoso palácio italiano, situado na comuna de Venaria Reale, no Piemonte. É uma das principais residências da Casa di Saboia e provavelmente a maior em tamanho. Esse conjunto de 16 residências, distribuídos pela província de Turim, foram classificados em 1997, como um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A Casa di Saboia é uma família nobre européia e foi a dinastia soberana do Ducado di Saboia - uma região que englobava partes da atual cidade francesa Nice, a Região de Piemonte e a ilha da Sardenha, na Itália, e da atual Saboia, localizada na região Ródano-Alpes na França.

O palácio Reggia di Venaria Reale tem tão grandes dimensões, sendo comparável em estrutura ao francês Palácio de Versalhes, que segundo alguns autores foi construído tendo em mente o projeto da própria residência real piemontesa. Reza a lenda que os desenhos dos projetos da Venaria foram roubados e levados para Paris por vontade de um monarca da França.

A construção data de meados do século XVII e foi feita por encomenda do duque Carlo Emanuele II di Saboia, que buscava uma nova residência para exercer o prazer da caça. Dada suas proporções, a edificação foi realizada em poucos anos, entre 1658 e 1679, segundo desenho do arquiteto Amedeo di Castellamonte. O nome do palácio deriva do termo arte venatória, que identifica um tipo específico de caça a cavalo com auxílio de cães.

O conjunto que constitui o complexo se estende por uma enorme extensão (de cerca de 80.000 m²) e inclui o parque e o burgo histórico de Venaria. Sua concepção foi feita de modo a formar uma espécie de colar, que evoca diretamente o Colar da Ordem Suprema da Santíssimo Anunciação, símbolo da Casa di Saboia.

Uniram-se rapidamente ao burgo muitas casas e palácios de trabalhadores e cidadãos comuns que desejavam habitar nos arredores do palácio real. Com isso, a Venaria Reale se transformou em uma comuna autônoma da Província de Turim.

Ao longo do tempo, a Reggia di Venaria passou por alterações, sendo as mais profundas ocorridas no período napoleônico, com jardins substituídos por uma praça de armas.  A construção foi usada para fins militares por quase dois séculos. 

Depois de um período de abandono, a Região de Piemonte deu início a um projeto de restauração complexa, que durou muitos anos e recuperou parte do aspecto originalmente barroco do palácio. A Reggia di Venaria foi reaberto ao público em 2007, tendo sido um sucesso instantâneo. O número de visitantes aumenta ano após ano e, atualmente, esta residência da Casa di Saboia ocupa o 5 º lugar no ranking dos destinos favoritos dos turistas em relação à herança cultural italiana.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br