.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Oportunidades e soluções em tempos de crise


Plataforma DataViva

15/02/17


Por

Evaldo Vilela

Thiago Borges 

Presidente e assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)

 

Nós, que tomamos decisões diariamente, independentemente da posição hierárquica na organização ou na família, sabemos que quase nunca dispomos das informações necessárias, a tempo e, principalmente, organizadas. Seja para planejar a viagem de férias, ou decidir qual projeto deve ser implementado, principalmente em tempos de crise, ou, no caso do governo, definir em qual setor da economia deve-se investir para alavancar empregos, dificilmente obtemos informação qualificada no prazo que precisamos. Isso faz com que boa parte das nossas decisões seja baseada na percepção que temos, no conhecimento prévio das situações ou simplesmente por aproximação com algo que vivenciamos anteriormente. 

Neste cenário e para responder à crescente complexidade das questões de interesse público, nasceu a plataforma DataViva (www.dataviva.info), visando subsidiar com informações qualificadas os planos e decisões de gestores públicos e privados de Minas Gerais e do Brasil. Fruto da parceria entre o Governo de Minas Gerais e o MIT Media Lab, o DataViva foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e, progressivamente, vem funcionando como um provedor de dados públicos estruturados em visualizações de qualidade e inovadoras. A partir de 2017, e após um trabalho de reposicionamento estratégico realizado em parceria com a Aleph, a plataforma será hospedada pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), em uma nova parceria que, em boa hora, vem subsidiar, com conhecimentos, o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais e do País, de modo inédito.   

Assim, com o DataViva ingressamos em um tempo no qual podemos balizar nossas escolhas, em empresas ou setor público, não em palpites ou suposições em dados cientificamente estabelecidos e estatisticamente comprovados, que minimizem riscos na solução de problemas e na tomada de decisão. Nos últimos anos, países como Singapura, Reino Unido e Suíça desenvolveram ferramentas semelhantes que, com base em levantamento e processamento de dados, é possível vislumbrar horizontes e antecipar e prospectar problemas futuros, bem como o uso de tecnologias capazes de favorecer soluções para esses mesmos problemas. Não se trata, portanto, de corroborar apenas aquilo que já se pensava, mas de descobrir caminhos ainda não penados. 

O DataViva é um big data, como se convencionou chamar nos ambientes de inovação. Trata-se de uma análise estruturada de grandes massas de dados, que tem revolucionado o mapeamento e o escrutínio de cenários, assim como a projeção de tendências. A coleta e o tratamento de big data têm revelado correlações ocultas e menos evidentes, expondo fragilidades, tendências e derrubando paradigmas. No contexto de planejamento e da tomada de decisão de interesse geral, tais como as medidas para estimular o desenvolvimento econômico, particularmente em tempos de crise, esses insumos se tornam cruciais e urgentes.

Assim, nossa sociedade somente conseguirá sair da crise, econômica e política, se nossos gestores públicos e privados passarem a usar, de fato, ferramentas como o DataViva, um insumo indispensável para se entender os problemas, as soluções e as oportunidades. Para além disso, munir-se de evidências capazes de permitir vislumbrar tendências futuras e como se firmar como protagonista neste mundo global.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br