.

Empresa: Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Câmara lança monitoramento do “Italian Souding”, em Minas e no Brasil


Pesquisa detalhou os tipos de alimentos falsificados, preços e locais de compra

09/05/2022

A Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, em colaboração com a Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (Assocamerestro), realizou um levantamento pioneiro, no contexto do projeto True Italian Taste, que mapeou os alimentos “Italian Souding” - itens que imitam os produtos originais italianos -, presentes em Minas Gerais e no Brasil. Além do estado, o estudo contemplou, também, o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os alimentos não originais foram classificados, na pesquisa, segundo as seguintes categorias: tipos de produtos; precificação; canais de distribuição e formato das embalagens. Dentre as imitações, no Brasil, na ordem de prevalência, se destacaram: massas (27,1%); lácteos (22,4%); condimentos (14,5%); produtos à base de carne (12,9%), comidas congeladas e prontas (9,0%); confeitaria (7,1%) e bebidas (7,1%).

Em Minas Gerais, os produtos mais falsificados são os lácteos, que chegam a custar até menos da metade do original italiano (-57,3%); os condimentos, comercializados por quase a metade do preço; confeitaria, que custa o equivalente a 40,4% do valor dos itens originais; e produtos à base de carne, 73,5% mais baratos.

Sobre os canais de aquisição dessas mercadorias, foi observado que, em todos os países analisados, os produtos agroalimentares “Italian Sounding” são adquiridos, principalmente, em grandes redes de supermercados. Já, no Brasil, as lojas especializadas, boutiques de comida e vinho são um canal de oferta residual, com presença de 14,1% de produtos de imitação italiana. Além disso, o e-commerce luta para se firmar como principal canal de referência para consumidores locais e atingiu, no País, o percentual de 3,2% entre os canais de compra.

Vinhos

Entre o consumo de bebidas, o vinho é o produto mais difundido no “Italian Souding”. O Brasil apresenta uma das diferenças de preços mais consistentes, entre a bebida original e a falsificada, dentro dos mercados analisados, chegando a uma diferença de 85,2%. Um dos problemas identificados para a falsificação dos produtos é o nome atribuído aos vinhos e espumantes, que remonta a palavras italianas, a identidade visual das garrafas e a alta taxa de importação dos produtos originais, que incidem em 27% do preço final.

Pastas

As pastas ocupam o segundo lugar dos produtos mais imitados. No Brasil, o que mais chama a atenção é predominância significativa da identidade visual e nomenclatura das marcas, remetendo às cores da bandeira italiana, a ingredientes tradicionais da culinária e ao estilo de consumo dos italianos. Em Minas Gerais, a variação registrada dos custos das massas chegou a 51% mais barata do que a dos originais italianos.

Laticínios e produtos lácteos 

No Brasil, os produtos lácteos representam 22,4% do Italian Sounding, custando, até, menos da metade do original italiano (-57,3%), em Minas Gerais. Em alguns casos, as marcas têm referências às cores da Itália e possuem a palavra “autêntica tradição italiana”, ou, no rótulo, usam imagens que lembram o “Belpaese”, como a bandeira italiana ou a forma do Parmeggiano Reggiano.

Condimentos

Em Minas Gerais, os condimentos falsificados apresentam valor 46,7% menor que os autênticos.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br