.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Homenagem a Valentino Rizzioli


Presidente é condecorado com a Ordem ao Mérito da República Italiana

02/05/18

Existem honrarias que são concedidas, apenas, a um privilegiado número de pessoas e, na noite do dia 27 de abril, Valentino Rizzioli, presidente da Câmara Italiana de Minas Gerais, passou a integrar o rol desse restrito grupo. Na sede consular da Itália em Belo Horizonte, Rizzioli foi condecorado como Comendador da Ordem ao Mérito da República Italiana (Commendatore dell’Ordine al Merito della Repubblica), a mais alta e mais antiga honraria italiana, estabelecida em 1951.

Na presença de familiares e amigos, Valentino Rizzioli recebeu, das mãos da cônsul italiana, Aurora Russi, a homenagem, concedida a personalidades que se destacam nos campos da literatura, artes, economia, serviço público e social, filantropia e atividades humanitárias por longo e contínuo serviço em carreiras civil e militar.

Entre os convidados ilustres, prestigiaram a cerimônia o deputado estadual e vice-presidente da Câmara, Agostinho Patrus Filho; o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; o futuro presidente da Fiemg, Flavio Roscoe; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Professor Evaldo Vilela; Antonio Filosa, presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina; Cledorvino Belini, ex-presidente da FCA para a América Latina; o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Dijon Moraes Júnior; além de membros do Conselho Diretor da Câmara Italiana e associados.

Valentino Rizzioli

Participar da introdução de uma empresa multinacional em um novo país e contribuir ativamente para a sua consolidação no mercado, chegando à ponta em praticamente todos os setores nos quais atua na região. Assim pode ser resumida a carreira de Valentino Rizzioli. Com mais de 50 anos de experiência no Grupo Fiat, sua trajetória profissional se “confunde” com o início, solidificação, expansão e liderança do Grupo Fiat no Brasil e na América Latina.

Quando o Grupo decidiu expandir os seus negócios pelo mundo, na década de 1960, o Brasil foi logo escolhido pelo seu potencial mercadológico e pelo momento propício de desenvolvimento. Para iniciar essa empreitada, o engenheiro Rizzioli foi enviado para o Brasil como o primeiro executivo da montadora vindo da Itália para o Estado de Minas Gerais.

Atualmente, Rizzioli é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), presidente do Gruppo Esponenti Italiani (GEI) e presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da Fiemg.

Entre as diversas homenagens, Rizzioli foi agraciado, em 1998, com o título de Oficial da República Italiana – uma das principais condecorações da Itália para pessoas que se destacam no mundo empresarial. Em 2008, recebeu o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais (Assembleia Legislativa do Estado). Um ano depois, em 2009, recebeu a Medalha Italia Affari, comenda entregue pela Câmara Italiana a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e a Itália.

Rizzioli foi condecorado também com a medalha da Ordem do Mérito Industrial, em 2012, a mais alta comenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que homenageia personalidades e instituições por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento socioeconômico do País.

No mesmo ano, recebeu o Prêmio Globo Tricolore para personalidades que contribuíram para a difusão da cultura e da tecnologia italiana no mundo, e a medalha Presidente Juscelino Kubitschek, honraria concedida a personalidades e instituições que prestam ou tenham prestado serviços relevantes a comunidades públicas e privadas de Minas Gerais e no Brasil.

Em 2014, durante do 24º Congresso da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Rizzioli foi homenageado como personalidade de destaque pela sua relevante contribuição ao desenvolvimento da indústria automotiva no Brasil.

Veja as fotos do evento

Fotos: Tião Mourão

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br