.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Produção industrial supera expectativas


De acordo com pesquisa do IBGE, setor teve crescimento de 1,9% em junho

A produção industrial brasileira superou as expectativas ao crescer 1,9% em junho, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o indicador anulou a queda de 1,8% em maio. Apesar de positivo, o dado foi insuficiente para reverter as apostas em nova retração da produção industrial em julho.

"O desempenho da indústria neste ano está sendo marcado por uma grande volatilidade. Mas o setor encerrou o trimestre operando em patamar superior ao período anterior", citou André Macedo, responsável pela pesquisa.

Por conta da tendência irregular, o técnico do IBGE classifica como desafiador prever o comportamento da atividade industrial em 2013. Um trabalho que, segundo ele, exige uma "certa cautela" diante dos atuais indicadores de confiança do empresário e do nível mais elevado dos estoques na indústria automobilística nacional.

Analisar o dado de junho isoladamente seria um erro para a economista do Banco ABC Brasil, Mariana Hauer, que aposta em uma nova retração da produção industrial em julho. "O que temos visto é que em um mês a produção industrial sobe, no outro cai. Estamos patinando", afirmou. Antes de bater o martelo, a economista aguarda a divulgação dos dados de produção de automóveis e o resultado do setor de energia elétrica.

A tendência de oscilação da indústria deve continuar nos próximos meses, segundo a economista-chefe da Rosenberg Associados, Thaís Zara. Sem descartar um número negativo para julho, ela acredita que a esperada recuperação da indústria virá de forma lenta.

Já o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, é mais otimista. Mesmo sem ter analisado a pesquisa, o executivo lembra a importância do dado positivo em um mês marcado pela disparada do dólar e de maior incerteza no cenário internacional. "Revela que o estado de confiança da indústria e planos de produção foram mantidos. Agora, é claro que é preciso olhar as médias e tendências", afirmou.

O crescimento de 1,9% na produção em junho aproximou o setor do pico histórico alcançado em maio de 2011. "Estamos apenas 1,6% abaixo do pico", declarou o técnico do IBGE.

O impulso veio basicamente do segmento de bens de capital. O setor vem contabilizando expansão bem acima do resto da indústria nacional. Pelos dados do IBGE, esse setor acumula alta de 18,3% na atividade, contra uma média da indústria de 3,2%.

Por ser um segmento mais ligado à atração de investimentos para o país, observou Macedo, o desempenho no primeiro semestre dá mais qualidade ao resultado da indústria. No comparativo mensal, o crescimento da produção nacional em junho foi o mais disseminado desde junho de 2008. Das 27 atividades acompanhadas, 22 ampliaram produção.

As maiores contribuições positivas vieram de indústria farmacêutica (8,8%), máquinas e equipamentos (3,2%), outros equipamentos de transporte (8,3%) e veículos automotores (2%).

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br