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Missão Minas-Itália da Câmara Italiana de Minas Gerais leva delegação de empresários em visita ao interporto de Padova


Centro logístico intermodal é uma das mais importantes instalações dedicadas à logística da Itália.

 

Nesta quarta-feira (13), a Câmara Italiana de Minas Gerais, levou a delegação empresários, da Missão Minas-Itália, para uma visita técnica a um dos mais estratégicos e desenvolvidos centros logísticos de toda a Europa, o Porto Intermodal de Padova, localizado na região do Veneto, um dos pontos de convergência logística de rotas terrestres e marítimas mais cruciais do continente europeu.

Entre as diversas características que colocam o Interporto como centro de excelência, está a capacidade de oferecer soluções multimodais. Isso significa que as mercadorias podem ser facilmente transferidas entre navios, trens e caminhões, otimizando as operações logísticas e reduzindo o tempo de trânsito. Além da infraestrutura de ponta, o Porto Intermodal de Padova oferece vasta gama de serviços logísticos, distribuição, embalagem e etiquetagem. O terminal dispõe ainda de uma ampla área aduaneira que permite o armazenamento de mercadorias.

A delegação da Câmara pode acompanhar de perto as operações, para identificar in loco os benchmarks que podem ser trazidos para os complexos logísticos existentes em Minas Gerais. Os números do complexo de Padova impressionam: são cerca de 13,4 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, 43% por ferrovias e mais de um milhão de metros quadrados de terreno (superfície líquida, excluindo estradas e as obras de urbanização). Detém o terminal terrestre mais avançado da Itália e possui área dedicada de infraestrutura ferroviária e terminal de mais de 520 mil m², toda gerenciada diretamente. Possui um parque de estacionamento com cerca de 40 mil m², dedicado especificamente a semirreboques para carga/descarga de comboios intermodais.

Os investimentos em tecnologia foi outro ponto que chamou a atenção dos integrantes da missão. Em Padova a tecnologia desempenha papel crucial nos sistemas de rastreamento por GPS, automação de processos e análise de dados. O terminal inclui ainda um moderno sistema de portão automatizado, que garantem o reconhecimento automatizado das unidades de carga e da entrada e saída de vagões em todos os trilhos de carga e descarga. A Interporto desenvolveu um avançado software de gestão denominado TOS – Terminal Operation System – capaz de gerir todos os serviços da área terminal. Existe uma Sala de Planejamento e uma Sala ROS (Remote Operation System) dedicadas à gestão das operações em tempo real.

As questões ambientais também foram pauta do encontro. O porto está comprometido com práticas sustentáveis e sua enorme estrutura dedica-se a reduzir ao máximo o impacto ambiental da sua atividade e as emissões de carbono. Isso inclui implementação de fontes de energia limpa, gestão eficiente de resíduos e conservação dos ecossistemas circundantes. Nos telhados dos armazéns existe um dos maiores sistemas fotovoltaicos montados em telhados da Itália, com capacidade de 13MWp, com produção anual de energia equivalente ao consumo de 5 mil residências. Além disso, a eficiência e o respeito ambiental são contemplados através de ligações a portos e terminais com mais de 8.000 trens regulares de mercadorias que ligam os mais importantes portos italianos e europeus, permitindo que cerca de 400.000 caminhões sejam "retirados das estradas" todos os anos, além da presença de um porto urbano (em funcionamento desde 2004), que permite assegurar a entrega de mercadorias no centro da cidade com furgões a metano, retirando diariamente das ruas quase 100 furgões a diesel poluente.

 

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