.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





A Itália da enogastronomia


O fascínio e o encanto dos produtos Made in Italy

10/04/18

Os produtos Made in Italy são os mais requisitados em todo o mundo e, para exaltá-los, são realizados, anualmente, inúmeros eventos gastronômicos de excelência. O turismo enogastronômico possui 176 denominações de origem reconhecida a nível comunitário, 4.396 especialidades tradicionais registadas nas regiões e 477 vinhos de Denominação de Origem Controlada (DOC).

O que é enogastronomia?

Explorar as realidades relacionadas à comida e ao vinho de um determinado território, por meio do turismo enogastronômico, tem conquistado muitas pessoas e tornando-as verdadeiras amantes dessa cultura. A enogastronomia é a arte de harmonizar os vinhos e os alimentos. É todo um processo que envolve a escolha cuidadosa de um vinho, levando em consideração suas características gustativas e olfativas, para acompanhar um determinado prato.

Estatísticas mostram que, só na Europa, há cerca de 600 mil feriados dedicados à comida e ao vinho e mais de 20 milhões de viagens que incluem atividades enogastronômicas. Em 2017, as exportações de produtos italianos chegaram a 41 bilhões. A comida italiana continua se confirmando como a mais conhecida e requisitada do mundo, e, para aumentar esse sucesso, há o valor agregado dos inúmeros eventos que, em todos os períodos do ano, atraem milhares de turistas.

Eventos e movimentos gastronômicos

Na Itália e por toda a Europa existem diversos eventos relacionados à gastronomia, sendo alguns deles já consolidados, como a Vinitaly e a Eurochocolate, mas novas feiras estão em ascensão e, futuramente, alcançarão o mesmo reconhecimento.

O Piemonte é uma das regiões mais ativas nesse contexto e a cozinha é tida como a expressão de uma bagagem histórica, bem como de uma identidade territorial que representa a cultura local. Nos últimos anos, o Piemonte conquistou um papel de liderança na Itália e internacionalmente, por meio do movimento Slow Food, uma instituição que luta pela proteção das culinárias locais e produtos tradicionais. Além disso, é o realizador de eventos como: o Salone del Gusto e o Terra Madre. Curiosamente, nessa região, encontra-se a Universidade Pollenzo de Ciências Gastronômicas, que é a única do gênero no mundo.

O Bocuse d'Or Europa, que além de ser aberto ao público, é o mais renomado evento no universo da gastronomia, pois reúne os grandes chefs de cozinha do mundo para uma prestigiosa competição de alta gastronomia.

Conheça o programa completo em www.bocusedoreuropeoff2018.it

Fonte: Jornal italiano La Stampa

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br