.

Empresa: Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Gei Brasile e Câmara promovem encontro entre Romeu Zema e empresários


Evento apresentou planos do executivo mineiro em diversas áreas

23/09/2021

Contando com o apoio institucional da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, o Grupo Esponenti Italiani (GEI Brasile), no dia 21 de setembro, realizou um evento virtual com o governador de Minas Gerais Romeu Zema, quando falou sobre os resultados das ações de seu mandato, principalmente nas atividades econômicas do estado.

A transmissão foi anfitrionada por Valentino Rizzioli, presidente da Câmara Italiana de MG e do GEI Brasile – entidade que reúne importantes personalidades ligadas à Itália e operantes no Brasil – e contou com a audiência de diretores da Câmara e executivos e empresários de vários setores, sendo grande parte deles de empresas associadas à Câmara.

Inicialmente, Zema agradeceu Rizzioli pela oportunidade do encontro e enfatizou suas raízes italianas. O governador iniciou sua apresentação explicando que sua carreira profissional, antes da vida pública, sempre foi no setor privado, como empresário, estando à frente de um grupo presente em todas as regiões de Minas, e que, por isso, possui um bom conhecimento do estado. O político destacou pontos importantes de seu governo, ressaltando que sua administração visa a boa gestão, com a desburocratização do aparato público e a instalação de uma economia liberal.

Romeu destacou que os dois últimos anos de seu mandato foram diferentes, devido à situação crítica a qual o estado foi entregue e à pandemia de Covid-19. “Estamos, talvez, agora, colhendo os primeiros frutos daquilo que foi implantado, desde o início. Nesse período, toda a nossa gestão foi pautada na austeridade, e muita austeridade mesmo.”

Apesar das adversidades, o governador destacou que o estado teve um bom desempenho, na pandemia, com a compra precoce de respiradores e pelo fato de sua equipe basear suas decisões em fundamentos técnicos e científicos. Zema disse, ainda, que há iniciativas para que a Fundação Ezequiel Dias (Funed), com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), produza vacinas contra a Covid-19. 

Entendendo o impacto que a pandemia trouxe para as áreas da saúde e da economia, o chefe do executivo mineiro reiterou seu plano para que as instituições governamentais passem a produzir insumos necessários, em qualquer crise sanitária, para que Minas possa ter melhores condições de enfrentamento e competitividade em uma futura crise e, dessa forma, ser pioneiro em soluções.

Ainda, durante o evento, Zema comentou sobre a importância da reforma tributária, como um fator fundamental para o crescimento econômico, e do investimento estatal em ferrovias. “Há a necessidade de uma reforma ampla, que vise resolver os problemas do País.”, afirmou o governador.

Em relação aos investimentos estatais em ferrovias, o político afirmou que boa parte da exportação de minério do estado é feito pelas ferrovias e que há um campo enorme para ser desenvolvido. “O grande entrave de investimento das ferrovias, no Brasil, era devido à legislação federal. Com a medida provisória do presidente, agora somos capazes de seguir com os planos ferroviários. De imediato elas permitem uma conexão entre Pouso Alegre e Lavras e estamos analisando a extensão do ramal de Pirapora, para que ele chegue até Unaí, onde está a nova fronteira agrícola.”

O vice-presidente do GEI, Giacomo Guarnera, em comentário direcionado a Zema, destacou que o estado, na figura do governador, precisa fazer com que suas atividades cheguem ao conhecimento do mundo. Para que, dessa maneira, as relações comerciais entre países, como a Itália, possam ser estimuladas.

Concluindo, o presidente Rizzioli agradeceu a transparência do governador e reiterou a importância das reformas e das desburocratizações públicas nas relações comerciais. “Com essas inúmeras mudanças, empresas italianas estão preparadas para investir no estado.”, afirmou Valentino.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br