.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Uma semana de sabores milenares


III Settimana della Cucina Italiana nel Mondo é celebrada em MG

27/11/2018

Entre os dias 19 e 25 de novembro, Minas Gerais celebrou a III Settimana della Cucina Italiana nel Mondo (Semana da Cozinha Italiana no Mundo), promovida pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte. A celebração anual é uma iniciativa do Governo Italiano, cuja intenção é realçar a tradição culinária italiana no mundo, como um dos sinais distintivos do Made in Italy.

A terceira edição da Settimana ocorreu, simultaneamente, em mais de 100 países e, em Minas, as atividades selecionadas para comemorar essa semana especial foram programadas junto aos restaurantes e pizzarias italianas, assim como os seminários, palestras e cursos sobre a gastronomia do Bel Paese. O propósito foi celebrar a gastronomia italiana, com destaque para os pratos e ingredientes únicos, bem como divulgar os bons hábitos alimentares italianos. 

O pontapé inicial ocorreu na segunda-feira, 19, nos restaurantes e pizzarias italianas, que prepararam um menu especial comemorativo à Settimana, em que o público pode saborear autênticas receitas a preços promocionais durante os sete dias do evento.

Na manhã do dia 20, terça-feira, houve o curso e degustação de pasta artesanal italiana com o chef do Bottega Coppola, Saro Messina. A aula foi ministrada na Academia Nova Safra, na CeasaMinas Contagem, e voltada para profissionais da área gastronômica, com intuito de propagar a arte da pasta artesanal tipicamente italiana.

Na noite do mesmo dia, aconteceu a cerimônia de certificação e recertificação do selo de excelência Ospitalità Italiana. Esta premiação é concedida pelo Governo Italiano aos restaurantes que cumprem os requisitos de fidelidade com ingredientes tipicamente italianos, contribuindo, assim, para a promoção da excelência da cozinha italiana no mundo. Nesta edição, foram 13 certificações sendo os agraciados, pela primeira, vez os restaurantes: Bottega Coppola (Montes Claros), D’agostim di Paratella, Il Limoncello, O Italiano e Vitoria D’italia; já as recertificações ficaram com: Anella, Barolio, Domenico, Est! Est!! Est!!!, Nonna Carmela, Osteria Mattiazzi, Sapore D’italia e Tratoria Via Destra (Tiradentes).

No terceiro dia da Settimana, 21, aconteceu o curso e degustação de gelato artesanal italiano com os especialistas Cristiano Junio e Milton Laine, profissionais da empresa Leagel. Ocorrido, também, na Academia Nova Safra, o curso de gelato foi destinado aos donos de gelaterias que aproveitaram para agregar mais conhecimento à produção dos famosos gelatos italianos.

Ainda no dia 21, à noite, foi realizada a palestra “Conversas ao redor da mesa com Leo Paixão e Luca Palmesi", na Casa Fiat de Cultura. O historiador, Luca Palmesi, deu um panorama sobre a história da alimentação mediterrânea e o premiado chef, Leo Paixão, falou sobre a gastronomia mineira de quintal. Essa foi uma viagem no tempo e nos sabores de duas regiões que têm a gastronomia como uma de suas identidades culturais. 

Na sexta-feira, 23, foi dia de degustação de vinhos italianos na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS Minas). Ministrado pelo sommelier Bruno Casaloti, a degustação contou com a presença de associados da Câmara, membros da comunidade italiana e do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese. Acompanhados por queijo parmesão, burrata, caponata, pães variados e azeite, os renomados rótulos representaram um passeio pelos vinhos do Veneto, Sicilia, Toscana, Piemonte e Puglia. 

Encerrando a III Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, a noite do sábado, 24, foi reservada para um coquetel de gala, na Fundação Torino, na capital mineira. A solenidade contou com a presença de membros da comunidade italiana de Minas Gerais, bem como empresários e autoridades, dentre elas o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo; a Cônsul do Uruguai, Maria Alvarez; o cônsul-geral da Argentina, Ricardo Massot; o assessor de assuntos institucionais e internacionais da Prefeitura de Contagem, Igor Tameirão; o presidente da Gasmig, Pedro Magalhães, presidente da Gasmig; o presidente da Codemig, Marco Antonio Castello Branco; e o presidente da Emater, Glênio Lima.

Em pronunciamento, o cônsul da Itália em Minas, Dário Savarese agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do festival para a manutenção da identidade cultural italiana e para a divulgação da excelência do Made in Italy, um dos referenciais italianos responsáveis por tornar o país reconhecido mundialmente no quesito de qualidade.

Durante seu discurso, o presidente da Câmara Italiana de Comércio de MG, Valentino Rizzioli, destacou como o festival da Settimana della Cucina Italiana nel Mondo é fundamental para tornar conhecida a arte milenar da cozinha italiana, além de fortalecer e destacar como a gastronomia italiana na capital mineira vem evoluindo com o passar do tempo. “Quando cheguei a Belo Horizonte havia apenas um restaurante italiano, hoje, por volta de 13”, disse Rizzioli.

 

Veja aqui as fotos (Curso de pasta artesanal)

Veja aqui as fotos (Cerimônia Ospitalità Italiana)

Veja aqui as fotos (Curso de gelato)

Veja aqui as fotos (Palestra na Casa Fiat)

Veja aqui as fotos (Degustação de vinhos)

Veja aqui as fotos (Coquetel)

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br