.

Empresa: Piquini Comunicação Estratégica

Ramo de atuação: projetos de Comunicação Estratégica, Gestão de Mudança, Mídia & Marketing, cursos e workshops de engajamento

Endereço: Estrada para Nova Lima, 385, sala 607, Belvedere – Belo Horizonte (MG)

Telefone: +55 31 2510-2630

Site: www.piquini.com.br

Associada desde: 02/07/2014





Marco Piquini fala sobre Marketing Digital


Em parceria com a Câmara, especialista ministrará palestra sobre o tema no dia 3 de abril

20/03/18

1 - O termo Marketing Digital está dominando o mercado da Comunicação e Marketing. Sua primeira palestra lotou dois dias depois da abertura das inscrições.

O interesse sobre esse assunto é grande e o desconhecimento também. Fizemos uma pesquisa com as empresas associadas da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e vimos que mais da metade delas ainda não trabalham suas mídias digitais de forma integrada, nunca utilizaram das ferramentas do Google Adwords nem de gestão de leads. O desconhecimento atrasa a entrada das empresas no mundo do marketing digital. Porém, parece que todos já entenderam que este é um caminho sem volta. 

2 - Qual o primeiro passo que os empresários devem dar para inserir o Marketing Digital nas empresas?

O primeiro passo é buscar entender o que é, como funciona e como ele pode ajudar nos negócios. Muitos empresários não sabem usar o marketing digital por que não entendem a lógica do mundo digital. A boa notícia é que isso é mais fácil de entender e de usar do que se imagina. E é muito eficaz. 

3 - Afinal, como se faz para usar o Marketing Digital para impulsionar os negócios?

De nada adianta um site bonito se ele não aparece na busca do Google. É desperdício investir no facebook e instagram sem saber como essas mídias podem gerar negócios. Há um método e um processo a serem seguidos. A estratégia digital nasce do plano de negócios e do posicionamento da marca no mercado, dos diferenciais de produto, dos públicos-alvo e de outros dados importantes. A partir deles, definem-se as estratégias que auxiliarão a localização fácil do site, o estilo e a linguagem dos conteúdos, o plano de mídia digital, a gestão dos contatos feitos com clientes em potencial e clientes já existentes etc. Aí estaremos usando de verdade o marketing digital.

4 - Parece algo simples. Qualquer um pode e consegue trabalhar com marketing digital?

Do ponto de vista técnico, sim. Mas para ser bem sucedido são necessárias duas condições. O marketing digital precisa ser uma decisão consciente da empresa porque exige a participação de todos dentro da organização. Vai exigir investimento, vai interferir na forma de vender e na forma de se relacionar com o cliente. Além disso, é preciso gerenciar fornecedores de sites, de conteúdo, de gestão de mídias dentro de uma estratégia comum. Essa integração de todos em torno de um plano é o que garante o uso correto do investimento. Por isso, saber como funciona faz a gestão do marketing digital da empresa ficar mais fácil. 

5 - Há quem resista ao movimento para as mídias digitais.  O que você acha disso?

Não parece haver escolha. Algumas empresas podem até sobreviver com métodos tradicionais de relacionamento com os clientes, mas ao isolar-se analogicamente a empresa pode se tornar irrelevante diante do consumidor. Antes de comprar, os clientes hoje avaliam produtos e preços, leem as opiniões de outros consumidores, ou seja, decidem a compra em ambientes um ambiente digital. Se sua empresa não está lá, já era. 

6 - Qual mensagem você deixa para os nossos associados?

Façam um teste simples: digitem no Google o tipo de produto ou serviço que vendem e verifiquem em que lugar ele aparece na lista de pesquisas. Se não apareceu na primeira página, sua empresa já está perdendo.

 

Quer saber mais? Inscreva-se para a segunda edição da palestra “Entenda o que é Marketing Digital, antes que seja tarde demais”.

 

Inscrições:    www.sympla.com.br 

Data: 3 de abril

Hora: das 9h às 11h

Local: Casa Guaja (Avenida Afonso Pena, 2881- Funcionários)

 

Associado à Câmara Italiana: gratuita

Não associado à Câmara Italiana: R$ 30,00

inscrições gratuitas (associados Câmara Italiana) sujeitas à verificação

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br