.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





A Itália do outono


As cores e os sabores de uma estação

24/09/2018

No dia 22 de setembro, mais precisamente às 22h53, iniciou a primavera no Hemisfério Sul. Uma estação esperada por muitas pessoas, ansiosas em ver as cores das flores e folhas, dando vida à alegre estação. Diferentemente, na Itália, um dia após, 23, começou o outono no Hemisfério Norte, tempo em que as folhas caem e transitam em uma maravilhosa paleta de cores, quando os dias se tornam mais curtos e a natureza se prepara para receber o inverno.

Ao caminhar pelas ruas italianas no outono é impossível não perceber as cores das folhagens das árvores, que compõem um cenário extraordinário, variando do verde ao vermelho. 

Se durante o verão toda atenção está voltada para as cidades litorâneas, no outono o foco se direciona para as maiores cidades e para os vilarejos. Nos grandes centros urbanos, nessa temporada, acontecem feiras de diversos setores, atraindo muitas pessoas. Em contrapartida, nos vilarejos históricos este é o principal período para visitação, pois a temperatura é mais baixa e favorece a caminhada e exploração de diversos pontos turísticos. 

Outro fator interessante, é que, justamente nessa parte do ano, ocorre a colheita das uvas e as festas nos vinhedos para celebrar o início da colheita, além de muitas degustações e visitas às vinícolas. Nesse período, é muito comum o consumo de vinho tinto, que, por se tratar de um tempo de transição para o Inverno e contando com o clima mais ameno, a bebida torna-se um ótimo pedido.

 

Os sabores do outono

O outono é especial para a gastronomia italiana. Quando a estação transforma a paisagem do Hemisfério Norte, nas regiões como a Toscana e o Piemonte inicia-se a caça à trufa.

A trufa, em português, ou “tartufo”, em italiano, são os nomes dados aos corpos frutíferos subterrâneos que se desenvolvem debaixo da terra, como um cogumelo. Por serem incapazes de realizar a fotossíntese, as trufas capturam nutrientes das raízes de árvores; que, por sua vez, extraem os sais minerais vindos das trufas, estabelecendo uma relação de simbiose.

São, aproximadamente, 70 tipos de trufas encontradas por toda a Itália, mas, uma das mais famosas são as trufas brancas de Alba. Esta comuna da região do Piemonte é muito famosa por ter a espécie de trufa branca que é muito desejada por ser de alta qualidade, possuir aroma e sabor mais intenso e sofisticado.

O fato das trufas serem difíceis de transportar e não durarem muito tempo, torna difícil e caro o seu consumo. Devido a isso, a maneira mais eficaz de experimentar essa especiaria é indo direto à fonte, ou seja, visitando as cidades durante a temporada de caça as trufas.

A trufa é o gran finale de um prato, pois é capaz de incrementar e realçar o aroma de alguns alimentos. Por isso, ela deve ser usada crua, normalmente ralada sobre combinações que não encubram seu sabor. São combinadas aos preparos neutros, entre as carnes, o filé mignon, a alcatra e a picanha que caem bem com trufas. Já entre os peixes, são escolhidos a tilápia, o salmão ou a anchova; entre os risotos, o de parmesão é o mais indicado para receber as lascas de trufas.

A combinação “Romeu e Julieta” ou “par perfeito” dos pratos com trufa é o ovo frito. Historicamente, foi como tempero para o ovo frito que a trufa surgiu como iguaria na culinária séculos atrás pelos camponeses italianos, harmonizando o mais singelo e popular dos alimentos ao mais sofisticado e raro deles.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br