.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Na oitava edição da Solenidade de Entrega da Medalha Italia Affari, Câmara Italiana homenageia três personalidades e lança Prêmio Mineiro de Inovação


O tradicional evento, que homenageou o vice-governador de Minas Alberto Pinto Coelho e os empresários Celso Picchioni e Romano Alciati, contou com a presença do Embaixador da Itália no Brasil e do governador de Minas Gerais.

No dia 19 de novembro, a oitava edição da tradicional Solenidade de Entrega da Medalha Italia Affari foi anfitrionada pelo presidente da Câmara Italiana de Minas Gerais, Giacomo Angelo Regaldo, no salão de festas do Automóvel Clube de Belo Horizonte. Na ocasião, o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e os empresários Celso Picchioni e Romano Alciati, foram condecorados com a Medalha e homenageados em reconhecimento à contribuição dos mesmos em prol do desenvolvimento das comunidades mineira e italiana e do fortalecimento dos laços já existentes entre Brasil e Itália.

O presidente da Câmara Italiana, Giacomo Angelo Regaldo afirmou que a cerimônia, realizada anualmente, é uma maneira de agregar toda a comunidade italiana e transformar esse momento de homenagens a figuras importantes, em uma ocasião de confraternização. “No Brasil existem cerca de 20 milhões de pessoas de origem italiana. As tradições e o carinho que envolvem os dois países é muito grande.”, diz Regaldo.

O vice-governador do Estado enxerga o evento como uma forma de reconhecimento das afinidades e da comunhão de pensamentos, de ideais e de interesses recíprocos entre a Itália e o Brasil. “Este tipo de solenidade dá continuidade a uma história que começou a algum tempo, valorizando uma colônia italiana que é muito expressiva e tem presença marcante no desenvolvimento socioeconômico do nosso país.”, afirma Coelho.

Para Celso Picchioni, outro homenageado da noite, a condecoração é um reconhecimento aos italianos que imigraram para o Brasil e trabalharam duro para “fazer a América”. “Meu pai veio da Itália e contribuiu muito para o estado de Minas Gerais. E não só contribuiu para o estado, como também Minas contribuiu muito para o sucesso dele. Desta forma, é um orgulho muito grande para mim receber esta homenagem.”, relata Picchioni, diretor do Grupo homônimo.  

Romano Alciati, fundador e presidente do grupo COMEC Construções / Eletro System, falou com grande satisfação do reconhecimento recebido: “Se o passado diz que fizemos por merecer, esta homenagem é muito bem-vinda.”

O Embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, veio de Brasília especialmente para o evento. “É um prazer e uma grande honra estar aqui com italianos e mineiros, ao lado do governador deste estado.”, declarou Trombetta.

Em sua participação na solenidade, o governador de Minas destacou a importância, principalmente econômica, das relações entre o Brasil e a Itália: “Essa importância se faz não só pela presença do Grupo Fiat, mas também por outras centenas de empresas italianas que atuam em nosso estado.” Anastasia afirmou que há sim uma identidade cultural e gastronômica entre os dois países, porém a identidade econômica é fundamental. O governador expressou ainda um claro desejo do estado de participar ainda mais da vida econômica italiana, por meio de exportações.

Durante o evento, o governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, o Presidente da Câmara Italiana, Giacomo Angelo Regaldo e o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela assinaram um despacho governamental referente ao lançamento do Prêmio Mineiro de Inovação. O Prêmio é uma iniciativa da Câmara Italiana de Minas Gerais, com colaboração do Governo do Estado de Minas Gerais, e premiará anualmente àqueles que geram soluções transformadoras em diversos âmbitos, capazes de impactar positivamente a sociedade.

O edital de lançamento do Prêmio Mineiro de Inovação, com detalhes sobre a inscrição, está disponível no site da Câmara Italiana de Minas Gerais (www.italiabrasil.com.br). A edital de chamada tem publicação prevista para janeiro de 2014.

Confira as fotos do evento em nossa Galeria. 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br