.

Empresa: Iveco

Ramo de atuação: Fabricante de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves

Endereço: Rodovia MG 238, Km 74 - Zona Rural, Sete Lagoas-MG

Telefone: +55 31 2107-2222

Site: www.iveco.com.br

Associada desde: 13/06/2006





Escola da Iveco gradua primeira turma


Iniciativa faz parte das ações sociais da montadora e atende jovens com idade entre 16 e 18 anos.

As perspectivas de vida de 20 jovens, com idade entre 16 e 18 anos, estão prestes a mudar para melhor. Eles fazem parte da primeira turma da Escola Formare Iveco, programa da montadora controlada pela Fiat Industrial, que tem planta em Sete Lagoas, na região Central do Estado, que trabalha a inserção social por meio da educação. A formatura ocorreu no dia 19, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Sete Lagoas. 

A Escola Formare é um projeto da Fundação Iochpe, entidade que forma parcerias com empresas para oferecer cursos de educação profissional reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Os beneficiados são jovens com renda familiar de até um salário mínimo e que estejam cursando o Ensino Médio. A iniciativa busca mudar a realidade apontada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada no início de 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): o estudo aponta que 2 milhões de adolescentes entre 15 e 17 anos de todo o país não freqüentam a escola.

Para a Iveco, a Escola Formare Iveco é mais uma oportunidade de incentivar o crescimento profissional e a capacitação de jovens que não possuem acesso a atividades complementares. "Ao investir na formação desses jovens da comunidade setelagoana, reforçamos a cultura da Fiat Industrial em apostar no desenvolvimento sustentável das regiões onde estão suas atividades industriais", comentou o diretor de Recursos Humanos da Fiat Industrial para a América Latina, Fabrizio Milone.

Oportunidades - O curso oferecido pela Iveco é o de Operador de Montagem de Veículos Comerciais. As aulas são ministradas na fábrica da montadora, em Sete Lagoas, por educadores voluntários. Ao todo, 95 empregados aderiram ao programa e, durante 10 meses, ministraram aulas profissionalizantes práticas e teóricas. A proposta é desenvolver, também, habilidades como Comunicação, Trabalho em Equipe, Solução de Problemas, Processo Produtivo e Cidadania.

"Oferecemos aos jovens conhecimento e vivência profissionais que os auxiliarão a serem bons profissionais e cidadãos. Os valores que eles aprendem durante o curso são carregados para o resto das suas vidas", comenta a coordenadora do projeto na Iveco, Maria Aline Rodrigues.

Foram aproximadamente 800 horas de estudo com aulas de segunda-feira à sexta-feira, sendo um total de 13 disciplinas que vão desde Higiene, Saúde e Segurança a Operações de Montagem Mecânica e Acabamento.

Toda esta dedicação e esforço ajudam a definir o futuro profissional de alguns alunos. A formanda Izabela Rita Souza Nunes, de 17 anos, depois de participar do curso conseguiu identificar sua vocação profissional. "Entrei no Formare porque queria aprender mais sobre o mercado de trabalho. Hoje sei que quero atuar na área de Mecânica Industrial. Já me matriculei em um curso do Senai e pretendo fazer faculdade de Engenharia Mecânica. Aprendi muito na Escola Formare Iveco e já a recomendei para amigos e familiares", comenta.

A Iveco projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A montadora, que emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo, gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5 mil pontos de venda e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

Fonte: Jornal Diário do Comércio

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br