.

Empresa: Grupo Aethra Sistemas Automotivos

Ramo de atuação: produtos e serviços em usinagem

Endereço: Av. Centauro, 234, Jardim Riacho - Contagem (MG)

Telefone: +55 31 3045-9199

Site: www.aethra.com.br

Associada desde: 02/07/1997





Pietro Sportelli, presidente da Aethra Sistemas Automotivos, recebe título em comemoração ao Dia da Indústria


A Fiemg entregou a Pietro Sportelli o título de Industrial do Ano e conferiu o Mérito Industrial para 15 empresários do setor no estado em solenidade realizada no Expominas.

Empresários mineiros celebraram na noite da última quinta-feira (23), o Dia da Indústria. No Expominas, em Belo Horizonte, a Fiemg entregou ao presidente da Aethra Sistemas Automotivos S.A., Pietro Sportelli, o título de Industrial do Ano, e conferiu o Mérito Industrial para 15 empreendedores e representantes do setor no estado. A solenidade contou com a presença dos presidentes da Federação, Olavo Machado Jr., e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e do governador em exercício, Alberto Pinto Coelho.
 
Sportelli contou ao empresariado como a Aethra cresceu e se desenvolveu em Minas Gerais, a partir da inspiração de seus fundadores. “Hoje estamos preparados para enfrentar o mundo. O futuro chegou com muitas montadoras no Brasil e com muitos concorrentes. Queremos disputar com todos, de forma honesta e dentro das regras do jogo, por um país que seja melhor para nossos filhos”, afirmou. Atualmente, sua empresa possui 10 plantas em território brasileiro e uma na Argentina, empregando mais de 4 mil trabalhadores.
 
Para Olavo Machado Junior,  presidente da Fiemg, é exatamente para o futuro que a entidade deve olhar. No ano em que comemora 80 anos de sua fundação, a Federação projeta como será Minas Gerais em 2033. A proposta é criar no estado um ambiente favorável para que a indústria se diversifique e agregue valor ao que fabrica. “Quando analisamos os setores onde se registram os principais investimentos em projetos no Brasil, vemos o predomínio das inversões realizadas no setor industrial, em segmentos nos quais a indústria mineira se destaca – mineração, metalurgia, alimentos, bebidas e veículos automotores”, destacou Machado Junior. Ele acrescentou que o trabalho de Sportelli e de todos os empresários agraciados mostram que o caminho está sendo trilhado.
 
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, lembrou de condições que o Brasil e Minas precisam ter para aproveitar essas oportunidades. Ele apresentou o Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, construído pela Confederação e lançado nesta semana. Nele, dez fatores-chave para o sucesso do setor são detalhados: educação; ambiente macroeconômico; eficiência do Estado;        segurança jurídica; desenvolvimento de mercados; relações do trabalho; financiamento; infraestrutura; tributação; inovação e produtividade. “Nossa proposta é fazer com que a indústria volte a representar mais de 20% do PIB. Hoje estamos com somente 14%”, apontou.
 
A importância de “industriar” e o ingresso definitivo do Brasil no rol das nações de primeiro plano na economia global foi a tônica do discurso do governador em exercício, Alberto Pinto Coelho. Ele exaltou o papel histórico do setor no desenvolvimento de Minas Gerais. “É certo que há problemas e desafios conjunturais, como o custo Brasil enfrentado pela indústria. Mas, mais do que em qualquer época, estamos próximos de dar o passo decisivo para o desenvolvimento brasileiro”, disse.

O presidente da Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais, Giacomo Angelo Regaldo, e o Secretário de Turismo de Minas gerais e também vice-presidente da Câmara, Agostinho Patrus, prestigiaram o evento.

Confira algumas fotos da celebração aqui

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br