.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Importação em diálogo


Boas práticas em gestão de comércio exterior foi tema de seminário da Câmara

20/11/17

A estreita relação comercial e industrial entre Minas Gerais e a Itália vem rendendo, ao longo dos anos, uma colaboração bilateral extremamente bem-sucedida. Por conta desta proximidade, o Grupo de Trabalho de Transporte & Logística da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais promoveu, no dia 17 de novembro, o seminário “Diálogos de Negócio: como importar bem da Itália?”.

Reunido no auditório da Fiemg, em Belo Horizonte (MG), o público, composto por associados à Câmara, empresas italianas presentes em Minas Gerais e que importam/exportam para a Itália, assistiu às apresentações de importantes personalidades e especialistas no assunto, que abordaram questões sobre cultura, comércio exterior bilateral, eventos internacionais e oportunidades de negócios no mercado italiano.

Abrindo o seminário, o vice-presidente executivo da Câmara, Raffaele Peano, compartilhou seu know-how sobre o assunto, apresentando dados técnicos da relação comercial entre os mercados brasileiro e italiano. Em seguida, Paolo Casadonte, CEO da Ventana Serra do Brasil, destacou para o público a importância da gestão inteligente da logística internacional e como sua deficiência de planejamento impacta, negativamente, no processo de importação. “O planejamento é, sem dúvida alguma, uma questão fundamental para quem deseja importar qualquer tipo de produto”, enfatizou Casadonte, que possui mais de 20 anos de experiência em comércio exterior.

O gerente de filial da Ventana Serra do Brasil, Anderson Godinho, proferiu a terceira palestra do seminário, quando abordou detalhes que envolvem a gestão de importação, além dos principais agravantes que provocam entraves durante o processo. Em outro momento, o auditor fiscal da Receita Estadual de Minas Gerais, Ruben Gueiros, ministrou uma palestra focada na política tributária mineira, com destaque para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Gueiros também orientou sobre os benefícios fiscais disponíveis para importadores/exportadores, que, em caos específicos, oferecem condições livres de tributação.

Tratando das operações nos portos secos de Minas e portos do Rio de Janeiro, o especialista Frederico Pace, sócio da Atlas Comércio Exterior, falou da necessidade de se avaliar as alternativas logísticas mais adequadas para cada produto e destino, o que exige um constante monitoramento das melhores alternativas para utilização dos portos. Por fim, a advogada do escritório HLL Advogados, Carolina Rebelo, fez uma análise dos acordos e tratados internacionais de comércio existentes entre o Brasil e outros países, bem como tributos e a primordialidade em estabelecer um diálogo efetivo entre as empresas e os órgãos estatais de fiscalização.

Entre as personalidades presentes no “Diálogos de Negócio: como importar bem da Itália?”, estava o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Betim, Rômulo Veneroso, que aprovou a iniciativa da Câmara. “Gostaria de parabenizar pela realização do evento e nos colocamos à disposição para contribuir com o desenvolvimento das empresas que importam e exportam”, afirmou o secretário.

A edição do Diálogos de Negócio contou com o patrocínio da Ventana Serra do Brasil e com o apoio da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Consulado da Itália em Belo Horizonte, do jornal Diário do Comércio, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Betim, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Minas Gerais (Sebrae-MG) e da União Brasileira para a Qualidade (UBQ).

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br