.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





O Made in Italy em Minas Gerais


Em noite da gastronomia italiana, Câmara entrega selo internacional de excelência

23/11/16

Em uma noite dedicada à cultura gastronômica da Itália, ontem, 22 de novembro, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas realizou a 6ª edição do Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo, para entregar os certificados de qualidade aos restaurantes com fortes características italianas em Minas. O evento, promovido em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, aconteceu na sede consular italiana, em Belo Horizonte (MG). 

Na abertura da cerimônia, a Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, destacou a abrangência e a riqueza da cultura italiana, ressaltando a importância da gastronomia na formação da identidade cultural ao redor do mundo. Durante o discurso, a diplomata divulgou o início da Primeira Semana da Cozinha Italiana no Mundo, iniciativa dos ministérios italianos da Agricultura e de Relações Exteriores, que, de 21 a 27 de novembro, levará a mais de 100 países conferências, aulas de culinária, concursos e exposições sobre uma das gastronomias mais reverenciadas em todo o planeta.

Em seguida, assumindo a palavra, o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, Valentino Rizzioli, lembrou do trabalho desenvolvido na prospecção e certificação de novos estabelecimentos sediados em cidades do interior do Estado. “Por meio do Ospitalità Italiana, temos conseguido, de maneira efetiva, contribuir para a propagação da gastronomia e dos verdadeiros costumes italianos em Minas e, com isso, fortalecer os laços culturais. E não tenho dúvida de que a gastronomia é, na prática, um dos melhores exemplos que temos hoje”, concluiu Rizzioli.

Prosseguindo, o secretário-geral da Câmara, Leonardo Freitas, conduziu a entrega dos certificados da temporada 2015-2016, entregues pela Cônsul Aurora e o presidente Valentino. Ao todo, 12 restaurantes foram premiados, sendo nove recertificados: Barolio, Domenico, Est! Est!! Est!!!, Maurizio Gallo, Nonna Carmela, Osteria Casa Mattiazzi, Provincia di Salerno, Sapore D’Italia e Villa Roberti. Outros três estabelecimentos receberam, pela primeira vez, o selo Ospitalità: Annela, Pecatore e Via Destra.

No encerramento do evento, a Cônsul Russi pediu aos agraciados com selo de excelência que mantivessem o padrão de qualidade e sublimidade, ingredientes indispensáveis à cozinha italiana.

Para receber o selo da temporada 2015-2016, os selecionados foram aprovados em requisitos que avaliaram a utilização de ingredientes comprovadamente produzidos na Itália, passando por pratos que sejam fiéis às receitas do país, até a presença de um chef com experiência em restaurantes e instituições italianas, bem como um funcionário fluente no idioma.

Ospitalità Italiana

Criado em 1997, na Itália, o certificado de qualidade surgiu da necessidade de se classificar os restaurantes do próprio país. Já o atestado do selo no exterior da Itália iniciou-se em 2010. Desde então, está presente em 54 países, com mais de 1.736 estabelecimentos certificados em todo o mundo.

O Ospitalità Italiana é uma realização da União das Câmaras de Comércio da Itália (Unioncamere) e do Instituto de Pesquisas Turísticas (Isnart). Desde 2009, em território mineiro, a Câmara Ítalo-Brasileira é responsável por recolher informações, fotos e depoimentos, que são rigorosamente avaliados pelos órgãos competentes na Itália.

Veja as fotos do evento.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br