.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Histórias de Florença


Um breve tour por seus casamentos, amores, culinária e curiosidades

Por Ana Luiza Avellar

26/02/2016

Qual a relação entre o sorvete e Florença? Por que temos tantas ovelhas representadas em monumentos da cidade? Onde podemos encontrar as antigas termas romanas no centro histórico? Qual a cidade italiana com mais estátuas antigas romanas depois de Roma? Existe ligação entre a famosa Vênus de Botticelli e Américo Vespucci? Estas são algumas perguntas, que, respondidas, revelam as infinitas curiosidades que cercam a bela comuna da Região Toscana.

Florença é mais do que uma cidade maravilhosa. Com um centro histórico pleno de monumentos e obras primas, circundado por doces colinas pinceladas de oliveiras e vinhedos, a cidade representa, também, uma importante parte da história da Itália, sendo protagonista da história da arte e da culinária.

Iniciaremos nosso tour pela cozinha! Só para dar alguns exemplos, a famosa bechamel, tão usada na França, foi introduzida na cozinha francesa pela então rainha Caterina de Medici (esposa de Enrique II, em 1553), que levou para sua nova pátria inúmeros cozinheiros e suas receitas caseiras florentinas. E o conhecido “canard a l'orange”, tão francês hoje dia, não seria nada mais do que uma variação de um “papero al melarancio”, apreciado pela jovem Caterina em sua terra natal.

Ainda sobre culinária, durante a famosa festa de casamento de outra rainha, Maria de Medici, em 1600, com o então rei da França Enrique IV, encontramos uma outra invenção famosa. O arquiteto Buontalenti, também escultor, pintor e, nesse caso improvisadamente cenógrafo de casamento, criou para a sobremesa da festa uma nova fórmula para o sorvete: ajuntou à antiga receita de gelo raspado e xaropes, um pouco de leite, mel, clara de neve e vinho, tornando-o mais próximo do delicioso sorvete que conhecemos hoje. Tudo isso ao som de um evento único ao mundo: a representação de Euridice, a primeira execução de uma ópera, criada especialmente para o casamento real.

E sobre as ovelhas representadas em tantos monumentos do centro histórico? Não pense em Florença como uma cidade rural, com animais pastando pelo centro, mas sim como um dos mais importantes pólos têxteis da Idade Média, quando seus tecidos de lã eram admirados em toda a Europa e um dos carros chefes da economia e do grande desenvolvimento da cidade.

As Termas Romanas escondem outras curiosidades. Poucas pessoas sabem que Florença foi criada por volta do ano 50 a.C. como um acampamento romano. E um bom romano não poderia sobreviver sem seus banhos termais, que agradavam a todos os gostos. Ainda existem alguns lugares na cidade onde podemos testemunhar as ruínas dessas antigas termas, além de nomes de ruas que recordam essa memória da antiguidade alorentina, como a Via delle Terme.

E por falar em Roma, como tantas esculturas romanas foram parar em Florença (só dentro do Museu Uffizi, encontramos 687 esculturas antigas)? A resposta é simples. Havia uma grande admiração da tradicional família florentida Medici, por muitas gerações, por esse tipo específico de obras de arte, o que levou a um dos maiores colecionismos privados conhecidos até hoje. Lógico que ter dois Papas na família (Leão X e Clemente VII) ajudaram a obter o melhor de Roma, mas eles chegaram a ter um número tão grande de obras que podemos dizer que o Uffizi (ou os  escritórios da cidade, uma espécie de sede administrativa) foi invadido por estes mármores, carro chefe da origem do museu.

Ainda sobre Uffizi, hoje uma das mais visitadas pinacotecas da Europa, é lá que se encontra a Vênus de Botticelli. E quem é esta linda senhora nua de cabelos louros, tão admirada no mundo inteiro por séculos e séculos? Ela é Simonetta Vespucci, uma paixão platônica de Botticelli, a tal ponto de desejar ser enterrado ao lado de sua musa, dentro da Igreja de Ognissanti. Além disso, era uma paixão real de Giuliano, irmão de Lorenzo, o Magnífico. Mas com um pequeno detalhe: Simonetta era casada. E justamente com um sobrinho de Américo Vespucci. Mas esta já é uma outra história!

 

Ana Luiza Avellar é guia turística autorizada em Florença e Província

Site: www.ladolcevitatoscana.com.br

E-mail: luizavellar@hotmail.com

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br