.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Medalha Italia Affari 2017


Honraria reuniu ilustres personalidades políticas e empresariais no mais tradicional evento da comunidade empresarial italiana de Minas Gerais

06/05/17

Em evento de gala, na noite de ontem, 5 de junho, no Minas Tênis Clube I, a Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais e o Consulado da Itália em Belo Horizonte promoveram a 10ª edição da Solenidade de Entrega da Medalha Italia Affari, em ocasião do Dia Nacional da Itália, quando homenagearam notáveis personalidades da comunidade empresarial italiana e mineira, que colaboram, ativamente, para o fortalecimento das relações entre o Brasil e a Itália.

Anfitrionado pelo presidente da Câmara Ítalo-brasileira, Valentino Rizzioli, e pela Cônsul Italiana, Aurora Russi, o público, composto por ilustres figuras políticas, renomados empresários e membros da comunidade italiana em Minas, prestigiou a cerimônia de entrega das condecorações, auferidas ao presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior; ao diretor-presidente do Grupo Jat e deputado estadual, Agostinho Patrus Filho; e ao membro do Conselho Superior da Associação Cultural Ítalo-brasileira de Minas Gerais (Acibra-MG) e presidente da Fenice Participações, Raffaele Peano.

Iniciada com a execução do hino nacional italiano e brasileiro, a cerimônia prosseguiu com o discurso de abertura do presidente Valentino Rizzioli, que deu boas-vindas aos convidados e ressaltou a relevância da premiação. “A Medalha Italia Affari é um símbolo da cultura empresarial italiana presente em Minas Gerais, além de evidenciar a atuação dos homenageados em favor da promoção comercial e industrial entre mineiros e italianos”, afirmou. Em continuidade, a cônsul Aurora Russi deu destaque às festividades do “Dia Nacional da Itália”, comemorado no dia 2 de junho, sendo a maior festividade cívica da democracia italiana, e enfatizou o trabalho como um dos valores que fazem grande o nome da Itália no mundo.

Primeiro homenageado da noite, o executivo italiano Raffaele Peano recebeu a Medalha das mãos do secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, que, na ocasião, representou o governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel. Logo em seguida, o deputado estadual Agostinho Patrus Filho foi condecorado pelo Ministro Conselheiro da Embaixada da Itália em Brasília, Filippo La Rosa, que esteve em Belo Horizonte para prestigiar a cerimônia.

Entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes, a Medalha Italia Affari foi concedida ao homenageado especial, o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior. Em seu pronunciamento, Machado Junior lembrou da relevante herança italiana na construção da economia mineira em diversos setores, ao defender a chegada de novos investimentos em Minas. “Foi assim que aumentamos ainda mais nossa amizade e nossas relações comerciais com os imigrantes e descendentes de italianos, que tanto ajudaram a construir Belo Horizonte”, completou.

Entre as notáveis personalidades presentes no evento, estava o prefeito Municipal de Betim, Vittorio Medioli; o deputado federal Eros Biondini; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Cláudio Coutinho Leitão; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco; o presidente do Sinduscon-MG, Andre de Sousa Lima Campos; o presidente da CDL-BH, Bruno Selmi dei Falci; o presidente de Desenvolvimento para América Latina do FCA Group, Cledorvino Belini; o reitor da Uemg; Dijon Moraes Junior; o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela; a presidente da Rede Minas, Jordana Souza Cruz Almeida; o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Itabirito, José Carlos Oliveira; o desembargador do TJMG, José Marcos Rodrigues Vieira; o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Contagem, René Vilela; e o diretor de relações institucionais do Crea-MG, Luiz Gonzaga Chaves Campos.

Em edições anteriores, a Medalha Italia Affari laureou distintas personalidades políticas e empresariais, como: governadores e ex-governadores, senadores, deputados, prefeitos, embaixadores, e presidentes de grandes multinacionais e instituições. A palavra “affari”, em italiano, significa negócios e a nomenclatura da medalha se justifica, exatamente, pela efetiva contribuição, direta ou indireta, dada pelos condecorados na aproximação entre o Brasil e a Itália, sobretudo nos âmbitos políticos e econômicos, bem como no fomento de negócios bilaterais.

 

Veja as fotos do evento.

 

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br