.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Minas em Milão


Semana de Minas divulga os atrativos do Estado durante a Expo

Na Itália, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de MG, participou da Semana de Minas Gerais em Milão, que aconteceu entre os dias 12 e 18 de outubro, e contou com eventos ligados ao design, moda, atração de investimentos e de momentos de apresentação e degustação de alimentos típicos mineiros, como café, cachaça, pão de queijo e a água Cambuquira – considerada a segunda melhor do mundo.

Para projetar Minas no cenário mundial e divulgar os produtos e serviços mineiros para mais de 140 países na Expo Milano 2015, a mostra reuniu autoridades nacionais e internacionais em torno de discussões sobre o atual momento econômico e as oportunidades de comércio, bem como investimentos por meio de acordos comerciais. O evento contou com uma agenda produtiva:

 

Seminário de Abertura da Semana de Minas Gerais em Milão

A abertura oficial aconteceu no dia 13 de outubro, com o Seminário Minas Gerais e Itália, que ressaltou a importância do intercâmbio entre o Estado e o país europeu, e o início do Minas Digital Challenge, um desafio que envolveu universitários italianos na busca por soluções empreendedoras.

 

Seminário de Turismo

No dia 13, os integrantes da missão participaram de um seminário sobre o turismo em Minas, divulgando todo o potencial turístico do Estado para um público seleto de empreendedores italianos do setor.

 

Seminário de Atração de Investimentos – Economia Criativa

No dia 14, reunidos no Palazzo Giureconsulti, localizado na Piazza dei Mercanti, em Milão, o público interagiu durante o evento voltado para posicionar Minas Gerais como referência para investimentos no setor da economia criativa.

 

Abertura da Mostra Minas Gerais e visita a pavilhões na Expo Milano 2015

Em continuidade à programação do dia 14, a comitiva oficial realizou visitas técnicas aos pavilhões da Itália, da CNH e do Brasil, onde ocorreu a inauguração da Mostra Minas Gerais Expo Business, que expos produtos mineiros dos setores de moda, design, alimentos e bebidas.

 

Exposição Minas Expo Business

Na área expositiva da Exposição Minas Expo Business, no dia 15, no Pavilhão Brasil, na Expo, foi oferecido um coquetel assinado pelos chefs brasileiros Ivo Faria, Pablo Oazen e Fred Trindade

 

Seminário de Atração de Investimentos – Setor Automotivo e visita ao Museu Nacional do Automóvel de Turim

Em Turim, no dia 16, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de MG promoveu o Seminário “Por que investir em Minas Gerais?”. Em seguida, visitaram o famoso museu do automóvel da cidade.

 

A Semana de Minas Gerais em Milão foi promovida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além de secretarias de Estado e outros parceiros.

Confira as  fotos  da Semana.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br