.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Italian Day


Evento foi iniciativa conjunta das Câmaras de Comércio Italianas de Minas Gerais e São Paulo a favor da interação comercial entre a Itália e o Brasil

19/04/2018

As Câmaras de Comércio Italianas de Minas Gerais e São Paulo promoveram uma série de seminários intitulados “Italian Day”, que tiveram por objetivo apresentar a economia italiana e suas oportunidades de negócio. Para o projeto, as Câmaras contaram com a presença de representantes da Associação Italiana de Comércio Exterior (Aice), que ministraram palestra a empresários interessados em exportar para a Itália. Em solo mineiro, a Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), realizou ontem, 18 de abril, na sede da Federação, o Italian Day.

Durante o momento institucional de abertura, Paulo Brant, superintendente de relações institucionais da Fiemg, falou sobre a importância da imigração italiana em Minas Gerais e a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do estado, e que, em seguida, apresentou os dados da economia mineira. Em seguida, a cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, explicou a importância do trabalho desempenhado pela Câmara em intermediar as relações comerciais com a Itália. Logo após, Raffaele Peano, vice-presidente executivo da Câmara de Comércio Italiana de MG, expressou a relevância da parceria com a Aice e como o trabalho em conjunto pode gerar oportunidades de negócios.

O encontro teve a participação de empresas interessadas em exportar seus produtos, e, também, de algumas personalidades representativas, como: os representantes da Aice, Pierantonio Cantoni, gerente de desenvolvimento de negócios internacionais, e Giovanni di Nardo, analista de desenvolvimento de negócios internacionais; Fabio Sacioto, presidente da Câmara Automotiva da Fiemg; Silvana Rizzioli, presidente da União Brasileira para a Qualidade (UBQ); Hélio Volpini, coordenador executivo da Sindusfarq-MG; Paulo Miranda, embaixador representante do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais (Ereminas);  e Lucas Galuppo, sales executive da Ventana Serra.

Ao conduzir sua apresentação, Pierantonio Cantoni expôs pontos importantes sobre os benefícios de se investir no Brasil e o motivo que torna o país um grande potencial para o comércio exterior. Citou, também, as facilidades encontradas no território brasileiro que permitem a exportação de produtos às diversas regiões italianas, além de enfatizar as vantagens que a Itália proporciona aos investidores brasileiros, fortificando as relações mútuas entre esses dois grandes países.

Giovanni di Nardo, complementou a apresentação de Cantoni, ao expor os serviços da Aice. Giovanni falou sobre o papel da instituição nesse contexto e como a Aice pode ser uma facilitadora, em território italiano, para empresas que anseiam exportar. Esclareceu, em outro momento, de que maneira as câmaras brasileiras são fundamentais nesse processo B2B e como essa parceria pode alavancar os negócios de quem deseja relacionar-se internacionalmente.

Posteriormente, Lucas Galuppo, representante comercial da Ventana Serra, apresentou o portfólio de serviços da empresa em um momento de exposição, quando esclareceu a atuação da Ventana no comércio exterior em favor das empresas que desejam exportar.

Partindo para o ponto final do evento, Miriam Moraes conduziu o momento disponibilizado às perguntas, quando houve interação entre os participantes do encontro. Prosseguindo, Moraes encerrou a reunião agradecendo a participação dos palestrantes e dos convidados, deixando aberto o espaço para networking.

 

Visita ao Minas Trend

 

Pela manhã de hoje, 19, a delegação italiana realizou uma visita ao Minas Trend, o maior evento de moda de Minas Gerais, acompanhados pelo vice-presidente executivo da Câmara italiana, Rafaelle Peano, e o secretário-geral, Leonardo Freitas, em conjunto a Adriana Mira, diretora de projetos da Câmara Italiana de Comércio de SP e Míriam Moraes, coordenadora de promoção de negócios da Gerência do Centro Internacional de Negócios da Fiemg.  Durante a visita ao Minas Trend, Pierantonio Cantoni e Giovanni di Nardo, da (Aice), ficaram surpreendidos, positivamente, com o evento e se comprometeram em apresentá-lo ao presidente da Câmara da Moda italiana.

 

Veja as fotos do evento.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br