.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Experiência compartilhada


Mentores se preparam para assistir empresas italianas, em nova fase do Projeto Mentoring

10/07/17

Em iniciativa inédita no Brasil, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais, em co-realização com a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro e da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Sul, deu início, em fevereiro deste ano, ao Projeto Mentoring, novo programa que tem por visão criar uma rede de gestores e/ou empreendedores italianos, residentes no exterior, que, no exercício do papel de mentor, queiram colocar seus conhecimentos à disposição das empresas italianas (mentee) interessadas em aumentar a competitividade e assertividade e melhorar seu posicionamento no mercado internacional.

Idealizado e apoiado, em ação conjunta, pela União das Câmaras de Comércio na Itália (Unioncamere) e pela Associação das Câmaras de Comércio no Exterior (Assocamerestero), o Projeto Mentoring é uma iniciativa inspirada na experiência da Câmara de Comércio italiana de Torino que, com o Meet@Torino – uma rede que inclui, atualmente, inúmeros profissionais de nível internacional, ligados à Região Piemonte pela origem, estudo ou trabalho.

Após quatro meses de seu lançamento, O Mentoring começa a apresentar seus primeiros resultados. Superando as expectativas, 33 candidatos a mentores se inscreveram para o processo seletivo da primeira etapa, sendo: dezoito em Minas Gerais, oito no Rio de Janeiro e sete no Rio Grande do Sul; ao fim, 29 perfis foram classificados como idôneos e passaram à fase seguinte. Após criteriosa avaliação das autoridades italianas, sete candidatos tiveram seus nomes validados:

Minas Gerais: Fabio Nicora (CNH Industrial), Fabrizio Anzalone (Comau do Brasil) e Federigo Daub (Simpro).

Rio de Janeiro: Fabrizio Gibin (Enel) e Stefano Lisa (Tim).

Rio Grande do Sul: Carlos Alberto Sanches (Sava) e Antonio Carlos Grisci (Fiori do Brasil).

Concluída esta fase, os sete mentores preparam-se para assistir dez empresas italianas, de diversos segmentos, a fim de contribuir para o processo de internacionalização das organizações. Os mentees, como são chamados aqueles que recebem as orientações dos mentores, terão pela frente momentos enriquecedores para nortear o planejamento estratégico de suas empresas e potencializar o alcance das metas traças.

O mentor

Para se tornar um mentor é preciso que o gestou e/ou empresário atenda aos seguintes requisitos: ocupar, atualmente, posição gerencial em setores inovadores e prioritários para as necessidades de upgrading das PMI’s italianas; ter disponibilidade para fornecer conhecimento gratuitamente (30 horas em 8 meses para cada mentee); apresentar motivação para compartilhar experiências e contatos profissionais; não atuar como consultor de negócios; possuir, no mínimo, dez anos de experiência profissional e três anos de experiência na empresa em setores inovadores; ter raízes italianas e conhecimento do mercado italiano; viver no exterior.

Tendo como principais funções, o mentor deverá: dar suporte ao processo de aprendizagem, ajudando o mentee a formalizar exigências e a concentrar as limitações e pontos fortes, o estado de sua posição competitiva e de mercado; transmitir e difundir a cultura organizacional, visando ajudar o mentee a entender onde melhorar, compartilhando e internalizando os valores e as regras de sua organização; e facilitar os processos de iniciação à cultura de mudança e à inovação.

Além da expansão do prestígio e ampliação dos relacionamentos profissionais, ao se tornar um mentor o gestor e/ou empresário será incluído dentro de uma rede internacional de profissionais, empresas e instituições de alto nível. Também é notável destacar a aproximação com novas ideias e realidades empresariais dinâmicas e altamente motivadas, bem como a renovação da motivação profissional.

O mentee

Por sua vez, o mentee é um empresário ou gestor de empresa italiana que atende os requisitos propostos: demonstrar interesse em expandir suas competências pessoais; estar interessado em aumentar sua cultura empresarial e desenvolver seus negócios em mercados estrangeiros; e, por fim, possuir forte motivação à mudança e à inovação (e também de mercado);

O incremento de know-how à carreira do mentee será perceptível com base na expansão de suas habilidades e no crescimento profissional por meio de um curso de treinamento com pessoas altamente qualificadas e motivadas; no fortalecimento de suas relações profissionais; no aumento consciência da sua própria identidade; e nova visão de perspectivas no mercado exterior.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br