.

Empresa: Collina e Advogados Associados

Ramo de atuação: consultoria jurídica, em atividades de natureza societária; abertura de empresas estrangeiras, no Brasil; Advocacia especializada em Negócios Internacionais; cidadania Italiana: administrativa, no Brasil, e judicial, na Itália.

Endereço: Rua Alagoas, 1314, 12º andar, salas 1215/1216, Savassi - Belo Horizonte (MG)

Telefone: +55 31 3223-8022

Site: www.collinaadvogados.com.br

Associada desde: 14/08/2006





Cidadania italiana no Brasil


Estado de Minas Gerais

07/07/16

A atribuição da nacionalidade, em todos os países é regida por Leis. No caso italiano fora eleito o direito de sangue (jus sanguinis). Será considerado italiano quem tem ascendência italiana, independentemente do país em que nasce, como uma corrente, sem limite de gerações.

Com ampla experiência no que se refere ao tratamento de questões relativas à cidadania e imigração, nosso Escritório atua com total eficiência, seriedade e honestidade desde 1990. Contamos com um corpo de advogados extremamente qualificados, brasileiros e italianos autorizados a atuar profissionalmente no Brasil, na Itália e na Comunidade Europeia, garantimos agilidade, transparência e seriedade, seja no acompanhamento do processo como na comunicação com o cliente.

A cidadania se transmite a partir de 17 de março de 1861, ano em que se constituiu o Reino da Itália. Nos casos em que o ascendente italiano tenha nascido antes desta data, deve-se certificar do mesmo ter morrido depois da referida data.

Atuais procedimentos para o Consulado da Itália em Belo Horizonte 

(a) O Consulado italiano de Belo Horizonte não possui mais fila de espera. O agendamento para a entrega pessoal da documentação para a cidadania italiana é realizado por chamada de vídeo via WhatsApp. O agendamento é individual, mas com a possibilidade do agendamento familiar em uma única ligação. As pessoas agendadas deverão se apresentar pessoalmente no Consulado, no dia e horário agendado, munidos de toda a documentação necessária. A validade de todas as certidões é de 6 (seis) meses.

(b) Os requerentes deverão apresentar a Declaração do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), carimbada e assinada, contendo o endereço correto, além de 01 (um) outro comprovante de endereço recente em nome do/a requerente.

(c) Os requerentes deverão apresentar original e cópia de um documento de identidade com no máximo 10 anos de expedição (RG ou Passaporte Brasileiro. Não é aceita a CNH).

(d) O procedimento de análise para o reconhecimento da cidadania italiana administrativo será concluído no prazo máximo de 730 dias (2 anos), a partir da data de apresentação do pedido de reconhecimento da cidadania, conforme estabelecido pelo Decreto do Presidente do Consiglio dei Ministri n. 33 de 17/01/2014, publicado na Gazzetta Ufficiale n. 64 de 18/03/2014.

(e) A Lei italiana nº 89 de 23/06/2014 instituiu que cada requerente maior de 18 anos deverá pagar uma taxa consular de €.300 (Euros) para cada pessoa maior de idade que apresente o pedido de reconhecimento da cidadania italiana “jure sanguinis”.

Como indicado o Consulado da Itália em Belo Horizonte www.consbelohorizonte.esteri.it  reconhece o direito à cidadania italiana com base exclusivamente nas leis, regulamentos e atos administrativos vigentes na Itália à época da entrega da documentação. 

 

Por Giorgio Collina

Colina Advogados Associados (associado à Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais)

www.collinaadvogados.com.br

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br