.

Empresa: Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Edição 2012 do Projeto ITES - Italiani all'estero é encerrada com ótimo aproveitamento


Projeto que oferece bolsas de estágio de curta duração para ítalo-descendentes em empresas e instituições locais chega ao fim, após 5 meses, e se estabelece como importante experiência para os participantes.

 

O ITES – Italiani all’estero é um projeto que oferece bolsas de estágio de curta duração para ítalo-descendentes em empresas e instituições locais. Em Minas ele é executado pela Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais, em parceria com a agência técnica ligada ao Ministério do Trabalho Italiano, Italia Lavoro.

A edição 2012 do projeto teve duração total de cinco meses e foi encerrada no mês passado, em fevereiro de 2013. Ele foi organizado em dois ciclos, cada um com duração de três meses: o primeiro de outubro a dezembro de 2012 e o segundo de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013.

No primeiro ciclo o ITES contou com a participação de três estagiários, sendo um deles encaminhado para o escritório WFONTES Advogados e dois para a Fundação Torino. No ciclo posterior participaram quatro estagiários que trabalharam nas empresas Adler, Seris e Marangoni. Todas essas empresas e instituições envolvidas são associadas da Câmara Italiana de Minas Gerais e se mostram muito satisfeitas com a proposta e o desenvolvimento do projeto.

Os requisitos básicos para participar do ITES como estagiário é ter idade entre 18 e 35 anos, estar com o curso de graduação em andamento e possuir documentos que comprovem a descendência. 

Os participantes da edição do projeto ITES que acabou de ser encerrada são unanimes em reconhecer a importância da experiência profissional e pessoal proporcionada pelo projeto e o valor do aprendizado adquirido através dele. Todos relataram terem sido muito bem acolhidos pelas empresas que ofereceram o estágio e recebido total apoio e orientação de profissionais experientes e preparados.

João Paulo Carneiro de Andrade, que realizou estágio na Marangoni, descreve sua experiência como excepcional: “Tive a oportunidade de trabalhar em uma grande empresa, pude colocar em prática muita coisa que aprendi na faculdade e a cada dia acumulava mais conhecimento. E o mais importante, os profissionais da empresa me passavam suas experiências profissionais, me orientavam, ensinavam todos os dias.”

Blenda Viola, que foi uma das estagiárias da Escola Internacional Fundação Torino, também revela que o projeto foi de grande importância para sua formação: “Como graduanda de Letras (Português/Italiano), descendente e admiradora da cultura italiana, tive a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo de minha formação. Além do simples fato de poder conviver com pessoas fantásticas lá dentro – professores, alunos e funcionários. Através do Projeto ITES, tiva oportunidade de conhecer e estagiar na escola onde futuramente meus filhos estudarão.”

Anna Florença Anastasia, fez estágio no escritório WFontes Advogados e após o final do período do projeto foi contratada. Para ela, o projeto ITES foi uma essencial porta de entrada para o mercado de trabalho. “A área que mais me agrada é o Direito Internacional, no qual as oportunidades são mais difíceis e a interação com outros países é muito importante. Como não havia feito nenhum estágio ainda, acredito que o projeto me proporcionou uma experiência que teria sido mais difícil de adquirir por outros meios. Além disso, por ser um projeto de apenas três meses, os advogados do WFontes tentaram me ensinar ao máximo e como estaguária fiz tarefas que talvez, em outra situação, teria feito apenas depois de um tempo. Acabei me dedicando ainda mais e o esforço resultou na minha contratação pelo escritório.”  

Mila Vilela, responsável pela área de Recursos Humanos da Fundação Torino, reconhece a relevância do projeto e revela que a instituição tem interesse em receber novos estagiários através do projeto ITES. Segundo ela, “Para a Fundação Torino ter os estagiários do projeto foi de grande valia. Ambos foram inseridos em suas áreas e deram resultados positivos, de forma bastante rápida e sem custo para a Fundação. Observamos que os estagiários estavam bem preparados, inclusive em relação à postura e comportamento.”

O Diretor da SERIS, Giuseppe Isoardi, também demonstrou interesse que a empresa participe novamente do ITES, sobretudo para cargos com foco mais técnico.

Se você se interessou pelo projeto ITES, fique de olho no site da Câmara Italiana para obter informações sobre as próximas edições.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br