.

Ospitalità Italiana - Gelaterie Italiane nel Mondo


O selo de excelência do gelato

O Governo Italiano, com o objetivo de promover, no exterior, gelaterias italianas que garantam a regulação dos aspectos técnicos qualitativos da hospitalidade italiana, decidiu promover, com o apoio operacional do Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas (Isnart), em colaboração com as câmaras de comércio italianas no exterior, o projeto "Ospitalità Italiana - Gelaterie Italiane nel Mondo".

 

O Comitê de Coordenação, órgão de governança do projeto, definiu e mantém, atualizado, um regulamento técnico, estabelecendo os requisitos necessários à obtenção do selo de excelência pelas gelaterias, fora da Itália.

 

Os objetivos do Ospitalità Italiana - Gelaterie Italiane nel Mondo são:

 

- Desenvolver e promover as tradições dos produtos agroalimentares italianos e melhorar a cultura alimentar e vinícola italiana;

 

- Melhorar a imagem das gelaterias italianas, no exterior, e garantir o cumprimento dos padrões de qualidade do Ospitalità Italiana;

 

- Criar uma rede internacional, que permita a realização de eventos promocionais de excelência na fabricação italiana de gelatos.

 

Objetivo e escopo de aplicação:

 

Existem seis requisitos essenciais definidos (KO), que, se não cumpridos, impedem a obtenção da certificação. Os requisitos essenciais, identificados na disciplina técnica, com a indicação “KO”, referem-se ao uso do nome “Gelaterie” e/ou “Gelato” para identificar o estabelecimento e o produto, assim como os equipamentos e os ingredientes que demonstrem a autenticidade e o padrão de qualidade na elaboração do gelato italiano.

        

Requisitos:

 

A disciplina técnica, de caráter geral e válida internacionalmente, consiste em normas relacionadas a dez áreas diferentes, que serão avaliadas para a obtenção do selo. Em algumas das áreas, também serão especificados os requisitos considerados essenciais, identificados com a nomenclatura “KO”.

 

1 - Identidade

 

A palavra “gelateria” ou “gelato” deve aparecer no letreiro do ponto de venda, no expositor ou no interior da loja. Não é permitida a presença de outras denominações ou traduções e/ou modificações como: Ice, Ice Cream, Creamery, entre outras (KO);

 

2 - Acolhimento

 

3 - Comunicação

 

4 - Equipamentos

 

- O gelato deve ser exposto em vitrines horizontais ou recipientes de origem Made in Italy (KO);

 

- A gelateria deve utilizar procedimento de aquecimento, pasteurizador, cuba de conservação/maturação, blast chiller e gabinete refrigerado. Os equipamentos podem ser combinados entre si (pasteurizador, freezer de lote e tanque de armazenamento). Caso o estabelecimento utilize o processo a frio, basta a presença de freezer, blast chiller e gabinete de armazenamento (KO);

 

- A gelateria deve utilizar um congelador e pasteurizador Made in Italy (KO);

 

- Na gelateria não pode haver máquinas “soft ice” para produzir o gelato (KO);

 

5 - Produto

 

- A gelateria deve utilizar bases para gelato (parte estabilizante) e pastas para gelato (parte aromatizante) de origem italiana (KO);

 

6 - Serviço

7 - Transparência

8 - Acessórios

9 - Valorização do Made in Italy

 

Processo para obtenção da certificação:

 

• Fase 1 - Informação: a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais (CCIMG) ativará a campanha de comunicação para sensibilizar as gelaterias e iniciar a adesão ao projeto “Ospitalità Italiana - Gelaterie Italiane nel Mondo”;

 

• Fase 2 - Candidatura: as gelaterias interessadas poderão se candidatar, enviando a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, a CCIMG;

 

• Fase 3 - Admissão: a CCIMG receberá a ficha de adesão e, após controle formal da documentação, as gelaterias serão admitidas na fase de avaliação.

 

• Fase 4 - Verificação: a CCIMG realizará visitas às gelaterias candidatas, devendo ser acompanhada por um responsável pelo estabelecimento, para acompanhar as avaliações. Durante a visita, será preenchida a lista de avaliação, acompanhada de provas fotográficas, arquivos e depoimentos;

 

• Fase 5 - Obtenção da placa: a Comissão de Avaliação, após verificar o cumprimento dos requisitos, emite a placa “Ospitalità Italiana - Gelaterie Italiane nel Mondo”;

 

• Fase 6 - Informação: as gelaterias candidatas são informadas sobre o resultado da avaliação. A comunicação menciona, de maneira personalizada, os pontos de melhoria para as gelaterias que não obtiverem a certificação;

 

• Fase 7 - Promoção: nesta fase as placas são entregues às gelaterias. A CCIMG organizará um evento em que influenciadores e imprensa local serão convidados a cobrir a cerimônia.

 

Mais informações e obtenção da ficha de inscrição por meio do e-mail: debora.ferreira@italiabrasil.com.br

 

 

 

Todos os nossos eventos




La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br