.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Vinagre Balsâmico de Modena: o mais refinado do mundo


Saiba mais sobre o processo de produção do famoso Vinagre Balsâmico de Modena, altamente apreciado por chefs e gourmets de todo o mundo.

O vinagre balsâmico ou aceto balsamico, em italiano, é um produto distinto devido ao seu processo de elaboração e às características aromáticas que adquire. De qualidade e sabor inigualáveis, o mais conhecido é o "Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena" que é protegido por uma "Denominação de Origem Controlada-DOC" desde 1983.

A história do vinagre balsâmico inicia-se nos arredores da cidade de Modena, na Região de Emilia-Romagna, pois suas condições climáticas proporcionavam apenas produção de vinhos com baixa graduação alcoólica, portanto não recomendados para exportação, mas sim apropriados para a produção do vinagre.

A receita tradicional, feita desde a época medieval, é obtida através da fermentação alcoólica e acética do mosto (suco de uvas frescas) de uva Trebbiano, cozido, que é obtido a partir da uva esmagada e separado no início da fermentação alcoólica. Um mosto mais cozido dá origem a um vinagre balsâmico mais doce, porém, os vinagres feitos de mostos menos cozidos e que necessitam, portanto, de mais tempo para serem feitos, geralmente são os preferidos. O mosto, assim concentrado após o cozimento é colocado em recipientes de madeira para o processo de envelhecimento, que serve para concentrar ainda mais os sabores. O concentrado torna-se então vinagre balsâmico, o que acontece com o tempo, o tipo de recipiente e o tipo da madeira. O tempo necessário para a elaboração do vinagre balsâmico é de, no mínimo, cerca de 12 anos, sendo possível encontrar vinagres com até 50 anos.  

Quando pronto, o produto adquire aspecto denso e escuro, com perfume e sabor agridoce inconfundível, resultado de todas as operações efetuadas durante o longo período de elaboração e estocagem nos diferentes tipos de madeira.

O vinagre balsâmico é considerado um dos mais refinados condimentos, altamente apreciado por chefs e gourmets de todo o mundo. É recomendável utilizá-lo em saladas, além de combinar perfeitamente e exaltar o gosto e o aroma quando utilizado em pratos com carnes. É utilizado também em gargarejos para proteger a garganta de determinadas infecções, além de ser considerado um ótimo antioxidante.

Na cidade de Spilamberto, província de Modena, existe até um museu dedicado ao vinagre balsâmico, que conta a história do Aceto Balsamico Tradizionale, comparando o processo de produção do vinagre tradicional com o de sua imitação moderna, de qualidade consideravelmente inferior. 

 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br