.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Queijo: Minas e seus sabores


Uma viagem pela tradicional receita mineira e suas origens

30/03/2016

O queijo é um dos elementos com maior expressividade e um dos mais marcantes símbolos da identidade cultural de Minas Gerais. Segundo historiadores, a tradicional iguaria mineira teve sua produção influenciada pelos portugueses, no século 17, colocando o Estado entre os primeiros produtores do Brasil. Neste intervalo de tempo, o queijo mineiro ganhou fama e conquistou exigentes paladares ao redor do mundo.

Assim como a cultura de Minas Gerais, os sabores e tipos de queijo encontrados no Estado são variados, desde receitas que preservam tradições seculares a outras mais exóticas. Conhecer e provar dessas delícias da culinária mineira pode se tornar uma experiência inesquecível, ainda mais quando aliada à visita das belas cidades e regiões de origem dos queijos.

Muito comum na Europa, o turismo gastronômico tem crescido em Minas Gerais e, atualmente, proporciona uma aventura única e rica pelos sabores e paisagens do Estado. Conheça um pouco dos segredos e encantos do queijo mineiro:

Campo das Vertentes

O queijo da Mantiqueira tem sua origem na microrregião do Campo das Vertentes, que tem como atrativo o Roteiro dos Queijos Finos no Caminho Velho da Estrada Real. Na rota é possível encontrar queijos europeus, herança de imigrantes dinamarqueses que chegaram na década de 1920. Entre as receitas há gorgonzola, roquefort, camembert, brie, gruyère, gouda, parmesão e chavroux. O roteiro inclui as cidades de Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes. 

Canastra

Tendo seu nome derivado da famosa serra mineira, o queijo canastra é um dos mais conhecidos de Minas, tendo como características sua casca amarelada e sabor marcante e picante. Tudo isso é resultado do clima da região, que se diversifica entre dias quentes e noites frias. Além de belezas naturais, como vegetação típica de cerrado e fendas d'água. Tem sua produção concentrada nos municípios de Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita.

Serro

De textura macia e amanteigada, devido a pouca maturação, por conta do clima quente, o queijo do Serro, é considerado Patrimônio Imaterial de Minas Gerais e do Brasil. Sua origem remonta ao conhecimento transmitido pelos colonizadores portugueses, que vieram da região da Serra da Estrela há mais de dois séculos. É produzido na região central de Minas: Serro, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Materlândia, Sabinópolis, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro e Paulistas.

Queijo da caverna

Produzido na cidade de Caeté, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o queijo da caverna começou a ser produzido pelo Frei Rosário, reitor do Santuário da Serra da Piedade, que, ao longo de 50 anos, maturou o laticínio em uma caverna. Logo após sua morte, em 2000, os funcionários do santuário levara a tradição à frente.

Cerrado

A região do Alto Paranaíba, na região oeste do Estado, é a origem do queijo do Salitre, que tem como destaque o queijo Artesanal Imperial da centenária Fazenda Pavão, produzido há quatro gerações pela mesma família. A receita é normalmente coberta com uma resina amarela, que protege durante a maturação, conferindo ao queijo um sabor que fica mais intenso e ácido com o passar do tempo.

Araxá

O queijo produzido na região de Araxá é famoso pelo sabor suave e textura mais delicada. Quanto mais curado, mais a casca fica firme e o interior cremoso, tudo isso graças ao tipo de solo, altitude e pastagens da região. Para experimentar a receita é preciso viajar por estradas de terra, onde se concentram as queijarias tradicionais, como é o caso da fazenda Califórnia, na cidade de Sacramento (a 20km de Araxá), que abre as portas para visitantes.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br