.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Monza: de relíquias históricas ao moderno autódromo


Apesar de ser muito conhecida por ter um dos mais prestigiados autódromos do mundo, Monza tem outras belíssimas atrações, cheias do valor histórico e arquitetônico.

A cidade de Monza fica localizada na província de Milão e é extensivamente conhecida por ter um dos mais tradicionais e prestigiados autódromos do mundo, o Autodromo Nazionale di Monza. O circuito é famoso, principalmente, por receber o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, quase anualmente, desde 1922, quando foi inaugurado. Possui hoje o traçado mais veloz da Europa, graças às suas longas retas, e atraí um grande número de fãs do esporte ao local. 

O Autódromo de Monza fica localizado próximo ao Parque de Monza, um dos maiores parques urbanos e históricos da Europa, que por muito tempo foi negligenciado. Também uma dos maiores cercado por muros, o espaço foi criado em 1806, por arquitetos contratados por Napoleão para atenderem o seu desejo de uma área especial arborizada na região.

Mas o Autódromo não é a única atração de Monza, uma das maiores cidades da Lombardia.

No próprio Parque de Monza, uma visita imperdível é no suntuoso palácio Villa Reale, símbolo do luxo e esplendor da corte dos Habsburgo, com jardins de grande valor histórico e arquitetônico. O palácio foi uam encomenda da Imperatriz Maria Teresa da Áustria, que presenteou seu filho, o Arquiduque Ferdinando da Áustria, que desejava uma vila fora da cidade para passar as temporadas de verão. A construção data de 1777, e ainda mantém os mesmos traços originais, tendo servido de residência para nobres de diversas épocas. 

Outro símbolo da cidade é o Arengário, o antigo Palácio Comunale de Monza. Construído na Piazza Roma, no século 13, sua parte inferior era usada como mercado, enquanto a parte superior possuía um grande salão utilizado para assembléias de políticos e mercadores. Na varanda, conhecida como La Parlera, eram lidos decretos para o povo. Atualmente, o Arengário abriga mostras artísticas e eventos culturais.

A história de Monza foi marcada por muitos nobres, reis e rainhas, dentre ela a rainha Teodolinda, que em 588 se casou com Agilulfo, coroado rei da Itália. Apesar de morarem em Milão, a rainha solicitou a construção de um palácio em Monza para aproveitar as férias de verão. 

Segundo a lenda, em uma das tardes às margens do rio Lambro, Teodolinda sonhou com uma pomba. Acreditando ser um sinal do Espírito Santo, mandou construir, em 595, uma capela dedicada a São Jõao Batista. A catedral foi concluída em 1300 e guardam até hoje os restos mortais da rainha e afrescos que representam a sua vida. Além disso, a Catedral de São João Batista - também conhecida como Catedral de Monza -, tem ainda muitos privilégios antigos: é a única igreja do mundo, além do Vaticano, que possui Alabardieri, um pequeno grupo simbolicamente armado, que acompanha celebrações com a Festa de San Giovane e a Páscoa.

Nos anos 600, os lombardos eram arianos que negavam a existência de Cristo. Para incentivar a fortalecer a fé das pessoas locais, o papa Gregório fez a doação de uma série de objetos de culto de grande valor histórico e artístico. Tais tesouros, que deixaram famosa a Catedral de Monza, estão expostos hoje no Museu Serpero.

De todos eles, a relíquia mais apreciada é a Coroa de Ferro. Segundo a tradição, ela foi feita com um dos pregos usados na crucificação de Cristo. Dizem que em 324, a Imperatriz Helena fez uma peregrinação à Terra Santa, onde teria descoberto a verdadeira cruz na qual Jesus morreu. Teria então mandado retirar um prego da cruz sagrada e o inserido na tiara dada a seu filho, o Imperador Constantino. Além do valor espiritual, o adereço tem valor histórico, já que foi utilizado na coroação de diversos reis da Itália, como Carlos V e Napoleão.

A Praça Trento e Triestre ostenta um memorial dedicado à resistência contra o fascismo na Segunda Guerra Mundial. É uma praça de grandes dimensões, muito freqüentada por jovens e crianças. Outro ponto de destaque em Monza é a Ponte dei Leoni, construída sobre o rio Lambro, em 1842, e que demarca uma das antigas entradas da cidade.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br