.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Festa Italiana: “Espaço Câmara”


Ambiente exclusivo de negócios foi uma das atrações da 11ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte

05/06/17

Ampliando o sucesso da novidade apresentada em 2016, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais promoveu o “Espaço Câmara”, uma área comercial exclusiva, durante a décima primeira edição da Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte, no dia 4 de junho, domingo, das 11h às 21h, na Avenida Getúlio Vargas, entre a Avenida Cristóvão Colombo e Rua Professor Morais. A iniciatia contou com o patrocínio exclusivo da Ibiritermo.

Ocupando uma área de 600 m², 200 m² a mais em relação à edição anterior, em um dos espaços mais nobres do evento, na portaria principal, próximo à Avenida Cristóvão Colombo, o “Espaço Câmara” esteve estrategicamente localizado em um dos pontos de maior concentração do público do evento, que, anualmente, atinge a impressionante média de 50 mil pessoas. Reconhecidamente pelo Governo Italiano, é a maior e mais expressiva festa típica italiana de rua fora da Itália.

Idealizado para reunir empresas que promovem a excelência do Made in Italy ou voltadas para o perfil do público visitante, o “Espaço Câmara” foi um ambiente propício para a promoção de negócios, abrigando estandes de diversas marcas de renome italianas, que apresentaram seus produtos e serviços como um momento de aproximação e interação com o público da festa.

Entre as principais empresas presentes no “Espaço Câmara”, destacaram-se:

Foppapedretti: reconhecida no panorama industrial italiano, produz móveis funcionais de madeira, com tecnologias avançadas e eco-sustentáveis, voltados para o público A e B, além do segmento de escritórios. É uma empresa fundamental da produção “Made in Italy” no mundo, com seus produtos de qualidade, funcionalidade e atenção à segurança.

Sunteco Brasil: empresa do setor de energias renováveis, com foco no planejamento, execução e gerenciamento de projetos para a produção de energia fotovoltaica, desenvolvidos por uma equipe de gestores, engenheiros e técnicos de origem italiana. Devido ao seu perfil, a Sunteco Brasil foi escolhida, recentemente, para atuar em um projeto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do qual participam as equipes de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) e de energia da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Agência Nacional Italiana do Turismo (Enit): entidade pública italiana que trabalha na promoção da oferta turística da Itália.  

Ibiritermo: a empresa foi criada a partir de uma parceria entre a Edison S.p.A., uma das principais operadoras do setor de energia elétrica e gás natural da Itália, e a Petrobras. Seu objeto social consiste no desenvolvimento, construção, propriedade, operação, manutenção e exploração da usina termelétrica no município de Ibirité, em Minas Gerais.

Segafreddo Zanetti: líder em café expresso na Itália e no mundo, com mais de 70 mil clientes e 50 milhões de chávenas bebidas por dia. Sua missão é divulgar, em todo o mundo, o gosto, a cultura e a preparação do verdadeiro café expresso italiano.

H.Picchioni: corretora de câmbio e valores mobiliários, atua no segmento de câmbio. Tem destacada atuação em Minas Gerais, principalmente no que tange aos mercados de câmbio turismo e comercial. É uma corretora inteiramente voltada à prestação de serviços, dispondo de ambiente operacional de alta performance.

Amplo Brasil: de origem italiana, a agência de publicidade e design é parceira na área de comunicação da festa italiana Está atenta às tendências do mercado e presta serviços de comunicação estratégica de maneira sustentável, contribuindo para a visibilidade e para os melhores resultados dos seus clientes. Possui uma carteira de grandes clientes corporativos e já recebeu inúmeros prêmios em seu segmento.

Grupo Rima: o Grupo Rima é líder na produção e comercialização de ligas à base de silício no Brasil e o único produtor de magnésio primário do Hemisfério Sul. Os produtos são fabricados a partir de reservas próprias de dolomita e quartzo de alta pureza em processos certificados. O grupo esteve presente na Festa Italiana, também, com sua empresa Motorav, que se apresenta como inovação na área de motores para a aeronáutica.

Fundação Torino: fundada em 1975, com o objetivo inicial de garantir a continuidade dos estudos dos filhos dos funcionários italianos do Grupo Fiat, a Fundação é uma escola internacional completa, a maior escola italiana do Brasil e segunda maior da América Latina, oferecendo ensino de qualidade e privilegiando a pluralidade cultural, a ética e a formação profissional diferenciada.

A Câmara Ítalo-Brasileira também teve um estande próprio para divulgar sua atuação em favor da cooperação comercial, institucional e acadêmica entre Minas Gerais e a Itália.

Responsabilidade social: a Câmara dedicou um espaço na área empresarial para a cooperativa Cooperárvore que, na ocasião, comercializou os produtos fruto do trabalho de reaproveitamento de materiais de refugo da indústria automotiva. Resíduos como aparas de cinto de segurança, tecidos de banco, isopor, entre outros, são transformados em artigos de moda e objetos de decoração. A cooperativa atua no entorno da fábrica da Fiat, em Betim (MG), e agrupam trabalhadores de baixa renda da comunidade há 10 anos. Ao longo de uma década, formaram um time multidisciplinar, unindo empresas, terceiro setor e comunidade, com diferentes olhares para fazer o negócio crescer com sustentabilidade, de maneira colaborativa. A força dessa rede permitiu, também, o encontro com a União Europeia, que, desde 2014, financia projetos de valorização das mulheres no Jardim Teresópolis, em Betim.

11ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte

Promovida anualmente pela Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de MG (Acibra-MG), a 11ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte contou com o apoio institucional da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de MG, do Consulado Italiano em Belo Horizonte, e outras instituições locais. Das 11h às 21h, arte, música, dança e gastronomia estiveram reunidos em um só lugar, tendo como objetivo manter as tradições italianas vivas e buscando a integração cultural entre mineiros, italianos e seus descendentes. O acesso à feira foi gratuito, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que serão encaminhadas para instituições beneficentes. 

 

Veja as fotos do “Espaço Câmara”.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br