.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista :: Samuel Crespi, Superintendente Nacional de Micro e Pequeno Empreendedorismo da Caixa Econômica Federal


1 – O setor automotivo é responsável por 1,5 milhão de empregos (diretos e indiretos), por 5% do PIB brasileiro e Minas Gerais está entre os maiores e mais importantes polos do País. Como a Caixa pretende oportunizar e viabilizar o acesso das empresas mineiras ao novo pacote de investimentos?

A Caixa firmou recentemente convênio com a Anfavea, Sindipeças e Fenabrave, com o objetivo de apoiar toda a cadeia produtiva do setor automotivo. Para que os fornecedores da cadeia automotiva tenham acesso ao crédito e demais produtos e serviços bancários em condições favoráveis, as montadoras e sistemistas devem aderir ao Convênio, por meio de assinatura de termo de adesão em uma agência da Caixa. No ato de assinatura do termo de adesão as empresas devem disponibilizar a relação e histórico de fornecedores.

As empresas fornecedoras podem antecipar os contratos firmados com as montadoras e sistemistas, desde que seja assinado formulário de antecipação a fornecedores para aceite da empresa em relação à trava de domicílio bancário. Para cumprimento destes procedimentos e viabilizar o acesso aos benefícios oferecidos pela Caixa, basta entrar em contato com um dos gerentes das agências Caixa que realizará a visita à sede da empresa.

2 – Criado para alavancar os investimentos no setor automotivo, quais os principais atrativos e diferenciais das novas linhas de crédito em relação às demais disponíveis no mercado?

A Caixa oferece taxas muito atrativas para as empresas do setor e disponibiliza diferenciais nas seguintes linhas de crédito: Capital de Giro (antecipação a fornecedores e pagamento do 13º salário e despesas de final de ano); Financiamento de Máquinas e Equipamentos Novos e Usados (BNDES, BCD Recurso Caixa e FAT) e Renovação de Frota (Pró-transporte). Para capital de giro disponibilizamos limite de crédito com prazo para pagamento que pode chegar até 60 meses com taxa de juros a partir de TR + 1,59% a.m.

Sobre a antecipação de recebíveis, a Caixa possui o giro Caixa instantâneo múltiplo com metodologia diferenciada, que calcula automaticamente o volume de cartões de crédito a receber, os cheques pré-datados e duplicatas entregues para caução na Caixa, disponibilizando o recurso na conta corrente da empresa e cobrando juros conforme valor e pelo período utilizado, na mesma metodologia da operação de cheque especial, porém com taxa de juros reduzida a partir de TR + 2,09% a.m.

O desconto de duplicatas e cheques pode ser efetuado via internet, com facilidade e comodidade ao cliente.

Para investimento físico, ampliação da capacidade de produção, compra de máquinas e equipamentos: Proger (prazo de 60 meses, incluindo 12 meses de carência e taxa de 5,00% a.a. + TJLP); Cartão BNDES (prazo de até 48 meses e taxa de juros fixa de 1,14% a.m.) e Bens de Consumo Duráveis (prazo de até 60 meses, incluído até 6 meses de carência, e taxa de juros a partir de 1,90% a.m.)

No comércio exterior, importação e exportação, a Caixa presta serviços de câmbio para remessa ou recebimento de recursos em moeda estrangeira, linhas de crédito para Antecipação de Contratos de Câmbio – ACC e Antecipação sobre Cambiais Entregues – ACE, outras linhas de crédito com recursos da própria Caixa e também com recursos de parceiros como BNDES (BNDES Exim Pré-Embarque) e PIS (Giro Caixa PIS Exportação).

3 – Com a aproximação dos compromissos de fim de ano, como os financiamentos especiais para o setor podem ser alternativas viáveis para este cenário?

A Caixa disponibilizou capital de giro com as melhores taxas do mercado para o pagamento das despesas do 13º salário e férias, compra de estoques para suprir demanda de produção, pagamento de impostos, entre outras despesas e custos. O empresário deverá procurar um gerente Caixa que irá indicar a linha de crédito mais adequada para a necessidade da empresa.

4 – Além do setor de automóveis, serão criadas linhas de crédito para outros setores da economia?

Sim, a Caixa pretende assinar convênios com setores importantes e estratégicos da indústria brasileira.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br