.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista :: Rodrigo Campos, gerente Corporativo de Projetos da Itambé


30/11/16

Mestre em Engenharia Industrial e com MBA em Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o engenheiro elétrico Rodrigo Campos possui mais de 17 anos de experiência na área de projetos, passando por empresas nacionais e multinacionais e gerindo trabalhos em grandes plantas industriais, perpassando desde os estudos conceituais, de viabilidade, formação de equipe, detalhamento multidisciplinar a implantação e encerramento dos mesmos. Atualmente, é gerente Corporativo de Projetos da Itambé Alimentos S/A, sendo responsável pela gestão dos projetos de engenharia e do portfólio corporativo; também é conselheiro fiscal do Project Management Institute Brasil – Minas Gerais (PMI-MG). 

Em entrevista ao Italia Affari deste mês, Campos conta um pouco de sua experiência ao integrar a missão da Câmara Ítalo-Brasileira a Cibus Tec 2016, que visitou a feira italiana em outubro deste ano, em Parma.

1 – Como você avalia a feira como um instrumento de geração de oportunidades de negócio e obtenção de novas tecnologias e inovações? 

A feira permitiu ter acesso a muitos fornecedores que ainda não estão no Brasil e que têm grande potencial de fornecimento, além de estreitar o relacionamento com os principais tomadores de decisão das empresas italianas que já estão no País. Outros pontos que considero relevantes são: conhecer novas tecnologias para produtos lácteos, inovações e entender as tendências do mercado.

2 – De que maneira você acredita que participar de feiras internacionais é um investimento e uma alternativa de crescimento em momentos de adversidade econômica? 

Feiras internacionais permitem conhecermos tecnologias de ponta e que, na maioria das vezes, simplifica e otimiza os processos industriais. Quando falamos de adversidade econômica, mas não só nesses momentos, temos que ter uma busca constante por soluções que otimizem os resultados, reduzindo custos, aumentando a produtividade, eliminando perdas e aumentando a capacidade do capital intelectual. E as feiras internacionais são uma grande oportunidade para saber o que o mundo está fazendo.

3 – Além da troca de experiências com profissionais de todo o mundo e a oportunidade de ampliar o networking, qual o seu conselho para quem pensa em investir na visita a feiras internacionais? 

Faça uma lista dos problemas que precisa resolver, dos novos investimentos que deseja fazer a curto, médio e longo prazo. Tenha a mente aberta a novas tecnologias e visite o máximo de empresas que puder, mesmo que elas, a primeira vista, não sejam interessantes. Sempre teremos algo novo a aprender. Se possível, tente agendar visita a empresas do seu segmento, o benchmarking será muito enriquecedor.

4 – Durante a participação na feira, o que mais chamou a sua atenção? Qual o balanço da sua participação Cibus Tec? 

O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de fornecedores de pequeno e médio porte, já consolidados no mercado europeu, com tecnologias simples e de ponta. A Cibus Tec foi muito útil quanto a novos conhecimentos, tecnologias e soluções industriais. 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br