.

Empresa: Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista :: Nara Freire, proprietária da Nara Freire Arquitetura


30/02/18

Graduada pela Universidade Fumec, Nara Freire tornou-se mestre em Urbanismo pela Université Cergy Pontoise, em Paris. Aprimorou também sua formação por meio de cursos de Intervenções Urbanas em Londres e Arquitetura e Espaços Urbanos Contemporâneos, em Amsterdam, no INSD – International Network for Settlement Design.  Profissionalmente, trabalhou em projetos do Governo de Minas Gerais e mantém carreira como professora na Universidade de Itaúna e no Centro Universitário Newton Paiva.

1 - Considerada uma feira internacional inovadora no setor de estilo de vida, conte como foi participar desse evento?

Fiquei imensamente honrada com o convite da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e creio que iniciativas como esta movimentam o mercado e nos dão a oportunidade de aplicar os conhecimentos e experiências adquiridos na nossa rotina de trabalho, propiciando a apresentação de novidades e surpresas aos clientes e parceiros. Minha participação neste evento em Milão foi muito proveitosa. A cidade se destaca no cenário do design e da moda, e sempre é referência em qualidade, criatividade, inovação e elegância. Feiras e eventos internacionais são sempre frutíferos e agregam muito em nosso currículo e experiência. Nos dão a oportunidade de vivenciar novas experiências, conhecer tendências de mercado, além de possibilitar o contato direto com fornecedores.

2 - Qual fator diferencia a Homi Milano de outros eventos no setor?

Acredito que a diferença reside no fato de a HOMI ser uma feira abrangente em life style, que integra um novo conceito de exibição, integrando e relacionando todos os setores de exposições: a casa e as pessoas, conectados a novos estilos de vida, novos experimentos, soluções e bem-estar. Além disso, a existência do espaço business lounge nos permitiu socializar, compartilhar, trocar experiências e conhecimentos de todo o mundo! Acredito que estas trocas são de extrema importância para o nosso engrandecimento pessoal e profissional.

3 - Do ponto de vista profissional, de que maneira a edição de 2018 da Feira pode contribuir para seu negócio?

A HOMI é significado de novas oportunidades, novas ideias, novos contatos, relações comerciais, união, inovação, troca e experiências. A título de exemplo, tive a oportunidade de conhecer uma embaixadora tcheca de um site muito interessante, que basicamente é uma iniciativa de rede social internacional de arquitetura. Este site reúne profissionais de arquitetura e público em geral. Os participantes podem visualizar, compartilhar e comentar fotos e aprimorar suas redes de contatos individuais. Representa uma plataforma única para apresentar o trabalho de arquitetos às empresas, bem como aos usuários ou aos consumidores.

 4 - Quais as novidades apresentadas mais despertaram seu interesse?

Para mim a novidade foi exatamente na abrangência da feira, em suas propostas aliadas ao life style. Além disso, um stand que me chamou bastante a atenção foi sobre tendas para áreas externas. O design, a versatilidade da estrutura, materiais e detalhes únicos faziam toda a diferença para atender clientes variados e então personalizar seus desejos. E é claro os stands incríveis de móveis e decoração, que foram muitos e todos lindíssimos! Voltei ao Brasil super motivada, com a bagagem cheia de inspiração e rica de novidades.

5 - Qual a expectativa para o mercado de arquitetura em 2018 no Brasil?

Sinto que, apesar da crise que nos acompanha há algum tempo, precisamos sempre enxergar soluções. Em situações de dificuldade, a criatividade e inovação trazem soluções aos problemas e dificuldades que surgem. Vejo a arquitetura como uma profissão que envolve e se relaciona com várias áreas de atuação e, por isso, nosso leque de opções e oportunidades é bem abrangente. Temos um campo bem amplo, diverso e cheio de possibilidades, e isto é maravilhoso! Para concretizar essa diversidade, a busca de conhecimento e crescimento precisa ser intensa e constante. Precisamos proporcionar inovações, surpresas e soluções interessantes aos clientes e, para tanto, é imperioso estar em dia com todas as novidades que surgem no mercado mundial. Isso depende de cada um, de seu próprio empenho e dedicação, ao passo que os resultados só aparecem para quem se dedica e se mantém atualizado. E, a meu ver, a expectativa é sempre boa, porque sempre haverá espaço e mercado para aqueles que se dedicam efetivamente.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br