.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista :: Mirko Laccioli, sócio da JRINOX


31/03/2016

Há 18 anos no Brasil, o italiano Mirko Laccioli encontrou, em Minas Gerais, as condições ideais para investir no mercado de soluções eletromecânicas para máquinas e equipamentos industriais. À frente das empresas JRINOX e Elite do Ar, o engenheiro mecânico e elétrico, natural de Padova, na Região Veneto, coloca seus 25 anos de experiência no setor a serviço de novas tecnologias e da diversificação dos negócios.

1) Como se deu a sua vinda para o Brasil e a escolha de investir no mercado mineiro?

Conheço o Brasil faz 18 anos. Minha primeira vinda foi trabalhando por outra empresa, por um período de oito meses. Mesmo com pouco tempo em que estava aqui, decidi abrir minha própria empresa, pois percebi que em Minas Gerais tinha muita demanda por serviços técnicos e de consultoria na área de eletromecânica. O Estado é um foco muito bom, principalmente o alimentício com a fabricação de pães, macarrão e massas. Foi por isso que eu decidi vir e investir em Minas. As oportunidades de crescimento foram grandes atrativos.

2) Quais são os segmentos de atuação da JRINOX?

Trabalhamos com a instalação, revisão e manutenção de equipamentos industriais eletromecânicos para linhas de moldagem, start up de linhas de produção e construção de equipamentos mecânicos. Além disso, prestamos consultoria de alimentos, que envolve a escolha das matérias-primas, a elaboração das receitas e procedimentos de fabricação. De uma maneira geral, atuamos desde as máquinas até o produto final. Atualmente, por exemplo, estamos trabalhando na implantação de duas máquinas de massa fresca, importadas da Europa, para a Forno de Minas, juntamente com a outra empresa que sou sócios, a Elite do Ar.

3) De que maneira a origem italiana e o conhecimento internacional podem favorecer na condução de negócios no Brasil?

Com certeza, o que tem me facilitado muito é a minha experiência. Faz 25 anos que trabalho no ramo alimentício, sendo que minha carreira teve início na Itália, atuando com empresas alimentares. Outro ponto importante é a formação da escola italiana e europeia, que são referências por conta da qualidade. Isso tem contribuído para ter um bom resultado aqui.

4) Em qual estágio se encontra o atual mercado de atuação da empresa?

No início do negócio tive um pouco de dificuldade, no que se refere ao mercado, por conta da desconfiança de alguns empresários, mas agora estou tendo um bom resultado. Atualmente, houve uma pequena desaceleração do mercado, mas não uma queda. Afinal, ninguém para de comer ou beber. É um ramo que consegue se manter um pouco estável.

5) Quais as perspectivas da JRINOX?

Estamos em busca de outros segmentos de atuação, além da alimentação. A nossa atuação é diversificada e, onde tem maquinário de qualquer tipo, podemos prestar serviços e consultoria. Há mais de um ano começamos a desenvolver serviços para clientes no ramo de fundição, mineração e, também, do setor automotivo, como é o caso de uma consultoria que estamos fazendo em uma empresa satélite da Fiat. Recentemente, fizemos vários trabalhos para uma mineradora, na região do Triângulo Mineiro, serviços de manutenção e revisão em equipamentos. Este é um dos motivos pelos quais procuramos a Câmara Ítalo-Brasileira, para nos auxiliar e apoiar na conquista de novos clientes brasileiros e italianos.

 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br