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Entrevista :: Heleno Zuanazzi, gerente de Importação do Grupo Mateus


31/05/16

Com mais de 15 anos de experiência em varejo, vendas e compras internacionais e desenvolvimento de produtos nos Estados Unidos e Europa, o gerente de importação do Grupo Mateus, Heleno Zuanazzi, contou, em entrevista ao Italia Affari, detalhes de sua participação na missão empresarial à feira Cibus, organizada pela Câmara Ítalo-Brasileira de MG, entre os dias 9 e 12 de maio, em Parma.

1 – Como ficou sabendo da Cibus? Já conhecia a feira?

Fiquei sabendo do evento por convite da Natália Brina, da Câmara Ítalo-Brasileira de MG, mas ainda não conhecia a feira. Sempre fui em diversas exposições na Europa, mas nunca tinha ido à Cibus.

2 – O que mais chamou a sua atenção no evento?

A organização e a quantidade de expositores italianos. As maiores e melhores indústrias alimentícias da Itália estavam presentes no evento.

3 – Durante a Cibus, você contatou, aproximadamente, 80 empresas, abrindo-se novas possibilidades de negócios. Com base nesses resultados, como a participação em feiras internacionais torna-se um investimento viável e lucrativo, além de uma alternativa de crescimento?

Participar de feiras se torna viável e lucrativo na medida em que se têm diversos fornecedores em um único lugar, possibilitando otimizar tempo, pois, em um só dia, é possível fechar negócios com diversas empresas de segmentos diferentes. Quando visitamos fornecedores no exterior, os negócios são muito assertivos, porém não se consegue visitar mais de dois por dia, algo que na feira é factível.

4 – Com base na sua experiência em participar da Cibus, qual o balanço da sua participação na feira? Quais outros atrativos você destacaria de sua participação?

Muito positivo! Fizemos muitos contatos e negócios, que mesmo estando ainda em fase de cotação e aproximação, gerarão resultados para o Grupo Mateus. Como temos diversos públicos em nossas lojas e atacado, sabemos que temos muitas oportunidades de trazermos produtos italianos pra suprir essa demanda.

5 – Investir na visita a feiras internacionais é um bom investimento? Qual o conselho para quem pensa em participar?

Acredito ser um ótimo investimento! Claro que tem que estar focado nas demandas da empresa, pois existem diversas oportunidades de negócio em uma feira como a Cibus. O Conselho que dou é que a visitação abre muito os horizontes dos compradores para otimizar os negócios e melhorar o mix, assim como identificar novos segmentos que são tendências de mercado.

 

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Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


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