.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista :: Família Dellaretti, proprietária da Fulig – Fundição de Ligas


31/01/17

Em continuidade ao legado e às tradições em torno da metalurgia, a Família Dellaretti contou, em entrevista ao Italia Affari, como a origem italiana e o amor ao trabalho contribuem para gestão dos negócios da Fulig, empresa familiar fundada em 1974, em Divinópolis (MG). À frente dos negócios, os filhos Antônio Dellaretti Neto, Breno Rachid Dellaretti e Kêmel Rachid Dellaretti, juntamente com a matriarca Neile Rachid Villaretti, deram detalhes do processo de internacionalização da Fulig, que, com a assessoria da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais, ganha cada vez mais projeção, começando pela Itália.

1 – Ítalo-descendente, qual a herança do empreendedorismo italiano e como ela influencia a sua visão e a sua maneira de conduzir os negócios?

Somos netos de italianos e, como tal, convivemos desde muito cedo com a cultura de muito trabalho, perseverança, persistência e “criatividade” em nossas ações. O gosto pelo trabalho bem feito e com amor é uma característica que aprendemos desde cedo a perseguir, através das lições e exemplos, sempre constantes, na vivência com nosso pai, Antônio Dellarett Filho. Esses exemplos e lições fazem parte constante de nossa forma de trabalhar e influenciam nossa visão do negocio. Não somos fornecedores de peças fundidas, somos sim, como sempre dizia o fundador da empresa, solucionadores de problemas para os nossos clientes.

2 – O portfólio de produtos da Fulig é bastante diversificado, passando por setores tradicionais até projetos diferenciados, como é o caso da produção de carcaças de morteiro para o Exército Brasileiro. Como a empresa se prepara para atender este tipo de desafio e inovação?

Outra característica marcante da Fulig é a Inovação, a busca para resolver desafios. Uma das primeiras lições que aprendi com o Dr. Antônio Dellarett Filho foi: quem não buscar inovar, melhorar e se capacitar, está fora do mercado, isso lá nos anos 80. Buscamos, nestes 43 anos, transformar nossa empresa em uma fundição integrada, capaz de absorver vários processos produtivos internamente, de forma a fornecer aos nossos clientes os produtos que atendam seus anseios. 

3 – Como é a expansão internacional da Fulig? Quais os principais desafios?

Esse é o nosso próximo desafio: sermos conhecidos internacionalmente, como fornecedores de produtos de qualidade e com alto nível de complexidade, para os setores que hoje atendemos no Brasil. O principal desafio é vencer as barreiras impostas pelo mercado internacional, buscando homologar nossos produtos em órgão internacionais. Acreditamos em poder migrar 30% de nossa produção atual, para o mercado de exportação.  

4 – Em relação ao mercado interno, como foi 2016 e o que a Fulig espera e planeja para 2017?

2016 foi um ano difícil para todos; e não foi diferente para a Fulig. Contudo, durante o ano, buscamos novos mercados e clientes, apresentando nossa estrutura, qualidade, bem como reforçamos nossa parceria com os clientes já presentes em nossa carteira, atendendo-os nos seus mais complexos produtos. Acreditamos que 2017 será um ano melhor, não só para a Fulig, mas para o País como um todo. Estamos empenhados em abrir o mercado internacional para a nossa empresa, com produtos e equipamentos de alta performance.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br