.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista :: Alberto Piz, administrador da Veronafiere do Brasil e diretor de Operações da Milanez & Milaneze


31/08/16

Bacharel em Direito e Mestre em Administração Pública pela Bocconi, renomada escola de negócios de Milão, na Itália, Alberto Piz possui sólida trajetória profissional em gestão e é Delegado da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de MG. Atualmente é Administrador da Veronafiere do Brasil e Diretor de Operações da Milanez & Milaneze.

1 – Quais os principais atrativos oferecidos pela indústria brasileira de rochas ornamentais?

O Brasil se destaca como um dos cinco maiores produtores mundiais de rochas ornamentais e é o país com a maior variedade desse material no mundo. São quase 1.200 tipos diferentes de rochas, entre básicas e exóticas, resultantes da combinação de diferentes cores, texturas e tonalidades. Não à toa, é também um dos principais fornecedores da matéria prima, bruta ou manufaturada, o que atrai distribuidores, construtoras e arquitetos de diversas partes do mundo, em especial no continente americano.

Os empresários do setor também tem se empenhado para aumentar os investimentos em tecnologia para extração e beneficiamento dessas rochas, cujas máquinas e insumos são importados, em grande parte, da Europa, especificamente da Itália, sendo o Brasil considerado o principal comprador de tecnologia italiana, especialista em teares multifios diamantados.

2 – Em termos de expressividade, qual a dimensão desse mercado para a economia brasileira?

No último ano, a produção de rochas ornamentais brasileira chegou a quase 9,7 milhões de toneladas, sendo cerca de 35% desta produção destinada ao mercado externo. O Espírito Santo responde por quase 80% de todo o volume brasileiro exportado, tendo destaque o mercado norte americano, principal importador de chapas de granitos, e a China, principal importador de blocos brasileiros.

Quanto a sua representatividade para a economia, a produção do setor de rochas ornamentais do Espírito Santo corresponde a 10% do PIB capixaba. No que diz respeito ao faturamento das exportações brasileiras, a sua produção apresenta participação de 0,63%, correspondendo a mais de USD 1.166,5 milhões no saldo da balança comercial brasileira.

Ao todo existem aproximadamente 2.000 empresas localizadas no estado do Espírito Santo que geram cerca de 22 mil empregos diretos no estado.

3 – Como tem sido o processo de expansão e investimentos do Grupo Verona Fiere / Milanez & Milaneze para contribuir, ainda mais, para a consolidação desse setor brasileiro perante o cenário mundial?

A Milanez & Milaneze é uma empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e o segundo em volume de negócios na Europa. O Brasil é mundialmente conhecido como um dos principais produtores de rochas ornamentais do mundo, assim como a Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin America é considerada mundialmente como um dos mais importantes eventos do setor.

A Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin America é a maior feira de rochas ornamentais em toda a América Latina, tendo sido consagrada como principal porta de entrada para as empresas que desejam se inserir no mercado latino americano. Este foi um objetivo traçado e alcançado a partir de diversas ações que foram e são desenvolvidas para a promoção nacional e internacional do setor de rochas ornamentais brasileiro. Dentre estas ações, podemos mencionar a intensificação do Programa Internacional de Compradores, chamado Buyers Club, que atrai potenciais compradores e importadores do setor e busca, cada vez mais, a diversificação de países e mercados consumidores, além dos projetos de internacionalização, que intensifica as parcerias e os acordos entre as empresas e organismos internacionais ao redor do mundo.

4 – Quais as perspectivas de negócios para a Vitória Stone Fair / Marmomacc América Latina 2017?

As expectativas para a próxima edição do evento é que a participação de novas empresas estrangeiras aumente e o mercado presente na Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin America seja, ainda mais, diversificado. Consideramos extremamente importante trazer novos visitantes para a feira para que os participantes encontrem novos parceiros no Brasil. Para que isto se torne possível, estamos investindo na internacionalização do evento através de delegados internacionais, espalhados estrategicamente ao redor do mundo, assim como parcerias e acordos firmados com as mais diversas entidades que possam trazer novas perspectivas para o setor brasileiro.  

5 – Como as Câmaras Italianas no Brasil poderão colaborar com esse ambicioso projeto?

Consideramos muito importante o apoio das Câmaras Italianas presentes no Brasil, já que a Itália está entre os maiores importadores de rochas ornamentais brasileiras, assim como também é o principal fornecedor de tecnologias de extração e beneficiamento de rochas para as empresas localizadas no País. Portanto, acreditamos que as Câmaras Italianas não só poderão intensificar as relações já existentes entre os dois países neste setor, mas também poderão colaborar para que novos negócios sejam iniciados e concretizados através da divulgação do evento e das oportunidades que nela existem para os seus associados, é possível que esses empresários enxerguem no Brasil a possibilidade de divulgar suas novas tecnologias e as novidades de suas empresas. A relação Brasil x Itália está dentro da própria estrutura societária da empresa, que faz parte do grupo italiano Veronafiere.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br