.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista: Alberto Medioli - Diretor Geral do Grupo Sada e da OMR Componentes Automotivos


Empresário de vasta atuação e grande importância para economia do estado e do país, fala sobre trajetória profissional, a mudança para o Brasil e a ligação com a Itália.

Empresário de grande importância para a economia de Minas e do Brasil, com atuação em diversos ramos e empresas, Alberto Medioli conta à Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais um pouco sobre sua trajetória profissional, a vinda para o Brasil e a forte ligação ainda existente com a Itália. 

 

Como foi a sua carreira antes de se tornar empresário?

Dos 14 aos 18 anos fiz uma escola técnica de contabilidade e administração na cidade de Parma, que me levou para este caminho.

Como as atividades da OMR se iniciaram e o que o senhor acha que foi mais importante para que ela alcançasse o sucesso que alcançou?

Em 1998 recebi a visita dos donos da OMR Itália que estavam à procura de um parceiro para desenvolver alguns componentes do motor Fire da Fiat que já estavam fornecendo na Itália. A união deu certo, pois se juntaram dois grupos com o mesmo perfil técnico, mesmos objetivos e as mesmas ambições.

Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou como empresário no Brasil?

As maiores dificuldades se deram pelas burocracias brasileiras na importação dos equipamentos específicos para a produção dos componentes que estávamos desenvolvendo.

Existem significativas diferenças entre gerir uma empresa no Brasil e na Itália? Qual seriam?

Aprendi e ensinei para os meus sócios que no Brasil as coisas fáceis são difíceis e as coisas difíceis são fáceis, ou seja, é fácil iniciar novos empreendimentos o difícil é superar a burocracia e entender a legislação, a carga tributária, entre outros.

Podemos ver que a empresas que compõe o Grupo Sada são de setores bem variados. Como foi este processo? Qual a participação relativa destas empresas no Grupo?

Na realidade, em um país em grande desenvolvimento sempre aparecem novas oportunidades. Quando cheguei em 1990 eram produzidos pouco mais de 1.000.000 de veículos, em 15 anos quase quadruplicou o volume. Neste período conseguimos consolidar a atividade ligada ao setor automotivo, transporte, concessionários e auto peças. Em 2005 iniciamos a investir no setor energético, de bio massa, produção de álcool e reflorestamento.    

Qual a importância da origem italiana para o sucesso das empresas do Grupo Sada e qual é a ligação atual do grupo com o mercado italiano?

A cultura o modelo administrativo e operacional que aprendi na Itália são modelos que podem ser aplicados no mundo inteiro, mas também foi necessária uma rápida adaptação ao território e uma constante adaptação aos tempos que mudam constantemente as exigências. A Itália, apesar da crise que está vivendo, continua sendo o berço de inovações tecnológicas, os contatos que continuamos mantendo são fundamentais para nos atualizaramos e nos adaptarmos às novas exigências do mercado.   

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br