.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista:: Cônsul italiano em Belo Horizonte


07/08/2018

O novo Cônsul italiano em Belo Horizonte, Dário Savarese chegou recentemente ao Brasil para assumir o novo cargo na capital mineira. Savarese nasceu em Napoli, no dia 1° de setembro de 1983, é formado em Ciências Políticas pela Universidade degli Studi di Napoli. Antes de ingressar na carreira diplomática, ensinou italiano e cultura em instituições de ensino na França. Em 2010, passou no concurso diplomático, no qual, ocupou cargos na Diretoria Geral para a mundialização e questões globais. Em seguida, de janeiro de 2014 até junho de 2018, foi Chefe do Setor Econômico-Comercial na Embaixada da Itália na Tunísia. A partir de 29 de junho de 2018 assumiu o cargo de cônsul da Itália em Belo Horizonte.

1- O senhor chegou recentemente da Tunísia, uma cultura completamente diferente da brasileira. Quais os principais desafios desta fase de adaptação à cultura local?

Não acho que o Brasil, especificamente, a cidade de Belo Horizonte, apresente dificuldade de adaptação, ainda mais para um italiano. Tunisianos e brasileiros têm em comum o fato de serem muito receptivos e amigos da Itália, pude presenciar isso durante o voo para o Brasil e no aeroporto. Quando escutaram meu sotaque italiano,

os brasileiros rapidamente se sentiram interessados e expressaram muita disponibilidade em ajudar. Belo Horizonte é uma cidade interessante arquitetonicamente, estimulante do ponto de vista cultural, bonita devido às montanhas, clima ameno e uma qualidade de vida elevada. A adaptação é instantânea. Só falta o mar.

 

2- De que maneira o senhor reagiu ao receber o convite para conduzir o Consulado da Itália em Belo Horizonte e como têm sido essas primeiras semanas de trabalho?

Eu queria muito o cargo de Cônsul da Itália em Belo Horizonte, que por sinal, considero prestigioso e, ao mesmo tempo, exige muito empenho. Estou muito satisfeito com a minha escolha. O nosso Consulado é uma realidade que funciona muito bem, oferece serviços consulares a uma comunidade composta com mais de 30.000 conterrâneos e em tendencial crescimento, e, isto só é possível graças ao empenho cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras competentes. As numerosas autoridades institucionais que encontrei até agora me demonstraram uma sincera proximidade, acredito que seja devido ao grande respeito que a comunidade italiana possui em Minas Gerais por ser muito integrada e bem enraizada.

 

3- O que o senhor conhecia sobre Minas Gerais? Sabia da relação do estado com a Itália?

Claro, a presença industrial italiana no território mineiro é muito conhecida por todos, além disso, conhecia, também, os feitos esportivos dos times de futebol de Belo Horizonte. Em Minas vive uma densa comunidade de italianos e ítalo-descendentes, historicamente, é um dos estados brasileiros mais conectados com a Itália, deu acolhimento para muitos italianos no passado e continua, ainda hoje, a receber investimentos. A amizade do povo mineiro com a Itália é calorosa, a colaboração econômica é estreita e as relações culturais são relevantíssimas. A comunidade, hoje, se junta aos novos expatriados que contribuem com a vivacidade da cultura italiana e reforçam os laços entre a Itália e Minas. Todos estes resultados extraordinários são possíveis, sobretudo, graças ao trabalho da nossa coletividade, ao espirito de iniciativa de tantos italianos dedicados em desenvolver a realidade empresarial e a forte ligação da língua e cultura italiana. Quero agradecer as nossas e aos nossos compatriotas por terem contribuído com ótimas relações Ítalo-mineiras, graças a eles, o meu dever hoje é muito mais simples.

 

4- Quais são as expectativas para os próximos quatro anos de mandatos à frente do Consulado Italiano? Quais resultados espera alcançar?

Inicio o meu mandato com o objetivo de valorizar a presença italiana em Minas Gerais, econômica, cultural e social. Empenho-me em melhorar, ainda mais, a qualidade e a eficiência dos serviços oferecidos pelo consulado, e, garanto minha dedicação para continuar dando suporte às atividades dos cidadãos italianos. Uma das prioridades do meu mandato em Minas Gerais será a diplomacia econômica em apoio às empresas e aos investimentos italianos, e, também, envolver a dinâmica Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais nas iniciativas de promoção econômica. Em poucos dias, tive um encontro com o Presidente Rizzioli e a diretoria da Câmara, em varias ocasiões, com o objetivo de definir uma serie de missões empresariais para aproximar empresários italianos com interlocutores mineiros.

 

5- O senhor visitou o “Espaço Câmara”, stand institucional da Câmara na Festa Italiana. O que achou da experiência de participar do evento?

Foi uma experiência maravilhosa ver o quanto a comunidade italiana é apreciada e fundamental para o desenvolvimento econômico, cultural e social da região. A presença do Espaço Câmara, assim como de outras associações italianas, é um sinal muito positivo e saudável porque nós italianos, fora do país de origem, somos mais fortes e determinados quando estamos unidos e trabalhamos na mesma direção para o bem da nossa comunidade, para a promoção dos nossos valores e da nossa cultura. Neste jogo de time, o Consulado tem o dever de coordenar e agregar iniciativas capazes de relacionar-se com outros atores do sistema Itália.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br