.


Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





II Settimana della Cucina Italiana nel Mondo


Entre os dias 20 e 26 de novembro de 2017 será comemorada a II Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, quando instituições italianas mundiais se mobilizarão e realizarão mais de mil eventos para promover os bons hábitos alimentares italianos e seus pratos e ingredientes únicos.

 

1) FESTIVAL GASTRONÔMICO DOS RESTAURANTES “OSPITALITÀ ITALIANA”

 

Em comemoração à ocasião, o Consulado da Itália em Belo Horizonte e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais promovem, juntamente com os restaurantes certificados pelo selo internacional Ospitalitá Italiana em Minas Gerais, o Festival Gastronômico dos Restaurantes Ospitalità Italiana.

Baixe a apresentação dos Menus Comemorativos oferecidos pelos principais chefs da gastronomia italiana em Minas e participe!

 

2) DEGUSTAÇÃO DE VINHOS, PÃES E AZEITES ITALIANOS

 

Uma aula-degustação, realizada no dia 22 de novembro, para um grupo seleto de formadores de opinião, membros da comunidade italiana e mídia local. O evento objetiva evidenciar a história e a importância destes elementos da enogastronomia italiana: vinho, pães e azeites.

A experiência enogastronômica, conduzida pelo sommelier Renato Costa, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers – Seção Minas Gerais, e pela gastrônoma italiana Nella Cerino, especialista pela Universidade de Ciências Gastronômicas de Polenzo (Itália), é uma combinação dos marcantes sabores e aromas da cozinha da Itália, contando, também, com a participação da azeitóloga Ana Beloto e do panettiere Fernando Bebber.

 

3) TEMPORADA DE NATAL NO SHOPPING CIDADE HOMENAGEIA AS TRADIÇÕES ITALIANAS

 

A temporada de Natal do Shopping Cidade 2017 irá não apenas encantar o belo-horizontino, mas também transportá-lo para terras distantes: depois do sucesso da decoração natalina com temática francesa no ano anterior, o mall decidiu apostar em um novo destino para o seu público e as charmosas paisagens da Itália foram o cenário escolhido.

A decoração foi apresentada no dia 8 de novembro, data em que o público pode ver de perto ambientes que remetem às tradições italianas, como a parreira de uvas, fábrica de biscoitos, carrossel de lambretas, empório do Papai Noel e a clássica Fontana di Trevi, que recebe moedas e desejos dos visitantes. Ao final da campanha de Natal, a renda arrecadada será doada para o Hospital da Baleia. De acordo com a gerente de marketing do Shopping Cidade Carolina Vaz, o tema foi escolhido por causa do sucesso da decoração de 2016 que foi a cidade de Paris “Decidimos escolher mais um lugar fascinante como a Itália e homenagear a comunidade italiana, que tem uma presença muito forte em nosso estado”, ressalta.

Além da temática italiana nos enfeites natalinos, a tradicional culinária também é celebrada em oficinas dedicadas aos pequenos. Em parceria com o restaurante Spoletto, crianças que visitam o shopping podem participar do evento Piccolo Chef aos finais de semana. São aulas sobre a história da massa, de como produzi-la e ainda podem levar as suas criações para casa.

 

Cantata de Natal

 

Os participantes do projeto Melhor Cidade, que oferece atividades recreativas para os vizinhos com mais de 60 anos do shopping, realizarão a Cantata de Natal. Regidos pelo professor Rafael Pontes, o coral irá apresentar músicas natalinas para celebrar o fim do ano nos dias 24/11, 1/12 e 8/12, na Praça Central do Shopping, localizada no Piso Tupis.

 

Serviço com identidade italiana

 

Carrossel de Lambretas

Data: 08/11 a 30/12

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 22h

Domingos/feriados de Novembro: das 10h às 20h

Domingos/feriados de Dezembro: das 10h às 22h

Obs.: No dia 25/12 não haverá funcionamento

 

Piccolo Chef

Data: Todos os finais de semana, de 11/11 a 17/12

Horário de Funcionamento: das 11h às 19h

Obs.: Inscrições feitas no local.

 

Cantata de Natal

Data: 24/11, 1/12, 8/12

Horário: 19h

 

Todos os nossos eventos


La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br